Literatura na biblioteca: artes instigando a leitura
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120802e2836Palavras-chave:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, leitura, literatura, biblioteca, arteResumo
Este relato apresenta uma das experiências do projeto de extensão Café LiterArte: uma xícara de sabor e saber com erudição, do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A ação foi desenvolvida em 2022, e buscou despertar o gosto pela leitura de contos e apresentação de estudantes do ensino médio no espaço da biblioteca. O conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti, foi interpretado de uma forma original, proporcionando diferentes tipos de aprendizagens aos integrantes do grupo. Além disso, foi apresentado na 29ª Feira do Livro de Veranópolis e apresentado em 2023, aos estudantes de escolas municipais de Veranópolis.
Downloads
Referências
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Método recepcional. In: BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura, a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.
CHARTIER, Roger; CHARTIER, Anne-Marie. Novas tecnologias: ler e escrever, aprender e apagar. In: ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker (org.). Literatura e identidade na era da mobilidade. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2016.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2020.
LIMA, Maria do Rosário Ferreira de. A prática da leitura e o impacto das tecnologias digitais no ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 16., 2018, Recife. Anais [...]. Recife: [S. l.], 2018. ISSN 1984-6355. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2018/pdf/comunicacao-oral/A%20PRA%CC%81TICA%20DA%20LEITURA%20E%20O%20IMPACTO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20NO%20ENSINO%20ME%CC%81DIO.pdf. Acesso em 19 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.