Divulgação científica de um projeto extensionista pela métrica do Instagram Insights
DOI:
https://doi.org/10.5965/2594641208012024e2537Palavras-chave:
tecnologia, informação, ciência, rede socialResumo
O Instagram (IG) é uma ferramenta acessível a todos e é perceptível o seu grande potencial para divulgação e alcance dos mais diferentes públicos. Através desta rede social é possível que a pessoa que está do outro lado da tela embarque em uma aventura de conhecimento através das postagens com informações que chegam de maneira simples, divertida e dinâmica. Dentro desse contexto, artigo objetiva refletir sobre a utilização do IG como recurso para a divulgação científica do projeto extensionista intitulado BioCine: Cinema com Ciência, iniciado no período da pandemia de Covid-19, o qual, exibiu ao longo do ano de 2021, nove filmes longas-metragens e de animação que abordaram temáticas biológicas, com o intuito de promover debates científicos e realizar a divulgação de conteúdos de Ciências e Biologia. A ferramenta Insights do IG mostrou o aumento das interações nas postagens do projeto e sua relevância para os participantes, a análise das estatísticas auxiliou a tomada de decisões sobre as estratégias de divulgação científica mais adequadas para serem utilizadas. Em 2021, o Instagram (IG) do projeto BioCine contava com 200 publicações, das quais 41 apresentavam relevância acima de 30, em relação aos 203 seguidores do perfil do projeto. Na análise dos stories, o alcance máximo foi de 54 seguidores e somando todas as impressões obteve-se um resultado de 1.202 visualizações entre seguidores e não seguidores. Os resultados apresentados evidenciam que a utilização da ferramenta Insights do IG, impactou o processo de divulgação científica do projeto extensionista, aumentando tanto o número de participantes quanto o engajamento das publicações que tiveram um aumento de curtidas e comentários. Logo, mostrou-se como uma forma de levar conhecimento científico de qualidade aos mais diversos públicos.
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