ITINERÁRIOS EXTENSIONISTAS

10 anos do Núcleo Extensionista Rondon (NER - UDESC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641205012021022

Palavras-chave:

Extensão Universitária, NER/UDESC, Imersão Social

Resumo

Este artigo aborda o itinerário pedagógico do Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina - NER/UDESC, trazendo aspectos de compreensão epistemológica, considerando as escolhas por currículo que proporcione a integração entre sociedade e universidade, no qual o conhecimento e as demandas destes espaços dialoguem na perspectiva de acesso ao que se faz necessário à uma sociedade emancipada e emancipadora, como prática política, na qual as escolhas possam ser intencionalmente dirigidas ao bem comum. 

PALAVRAS-CHAVE: Extensão Universitária. NER/UDESC. Imersão Social.

Biografia do Autor

Alfredo Balduíno Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação - Especialidade Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho - UMinho - Portugal (2020). Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012). Especialização em Gestão para Qualidade na Administração Desportiva - UDESC (1999). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1993). Atualmente é Professor Universitário Assistente no Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, atuando também como Coordenador de Extensão na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC. Tem experiência nas áreas de Educação, Saúde e Direitos Humanos, com ênfase em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação acadêmica e continuada; extensão universitária, creditação/curricularização da extensão e direitos humanos. Atua ainda como Coordenador do Núcleo Extensionista Rondon - NER/UDESC.

Fábio Manoel Caliari, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutorado na área de Tecnologia Educacional pela Universidade do Minho Portugal (2020) onde criou a estratégia CALIARI (Confronto ALIAndo forças contra os riscos da Internet). Mestre em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), nesta ocasião desenvolveu o DER-ONTO (Método de Transformação do Diagrama de Relacionamento de Entidades em Ontologia). Você possui Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004), quando desenvolveu sua monografia? Técnicas de Sala de Aula para Cursos Técnicos de Informática? Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade da Região de Joinville (2002) e Curso Técnico em Processamento de Dados (1994). Começou na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2003 e atualmente é professor titular do Departamento de Sistemas de Informação. Coordenador de 02 projetos de Extensão Universitária sendo? A Internet na perspectiva dos Direitos Humanos da Mulher? e? As Redes Sociais podem ser um Espaço de Vulnerabilidade Sexual de Crianças e Adolescentes ?, ambas vinculadas ao Centro de Educação a Distância? CEAD / UDESC. Além de ser consultor Ad Hoc para projetos de extensão em universidades brasileiras. Membro fundador do Núcleo Extensionista UDESC Rondon desde 2010, onde participou e coordenou 16 imersões pedagógicas em várias cidades do estado e do Brasil. Desenvolve pesquisas relacionadas à área de Tecnologia Educacional e atua como integrante do grupo de pesquisa "Grupo Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade"

Vera Márcia Marques Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS (PPG conceito 7 CAPES), com intercâmbio na Universidade de Lisboa? Portugal (2011). Mestre em Educação e Cultura (2002), Especialização em Educação Sexual (1997) Graduada em Pedagogia, Graduada em Orientação Educacional (1994), ambas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atuou por vinte e quatro anos na Educação Infantil, Primeiras séries e EJA, como professor efetivo na Rede Municipal de Educação da cidade de Florianópolis / SC. Professor Adjunto do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina CEAD / UDESC, atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Inclusiva? com ênfase em Direitos Humanos Universais. Subcoordenadora do Mestrado Profissional em Rede Integrada de Educação - PROFEI / UDESC. Coordenador do WebEducaçãoSexual? Brasil / Portugal no âmbito da UDESC. Líder do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade CNPq / UDESC. Membro fundador do Laboratório de Direitos Humanos? LabDH e o laboratório de sexualidade e educação? LabEduSex, ambos CEAD / UDESC. Membro e Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC - NEAB / UDESC. Membro fundador do NER / UDESC (Núcleo Extensionista Rondon). Atuou na Diretoria de Extensão (DEX CEAD / UDESC? 2012/2015), Chefe do Departamento de Educação a Distância e Coordenador do Curso (2015/2018). Coordenador de Estágios CEAD / UDESC (2013 e 01/2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sexualidade e Direitos Humanos, atuando principalmente nos temas: Educação Sexual, Sexualidade Humana, Gênero, Diversidade Sexual, Violência Sexual e de Gênero e Interseccionalidade.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária - PNEU. Manaus: ForProex, 2012.

HOOKS, Bell; A teoria como prática libertadora. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

ROCHA, R. M. G. A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In: Faria, D. S. (Org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina (pp. 13- 29). Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

SAMPAIO, O. B. Contextualização histórica da extensão e seus reflexos na sociedade brasileira. In: Encontro de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande, 3., Campina Grande: UFCG, 2004.

SANTOS, A.B. A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de Educação do Brasil: dificuldades e possibilidades. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade de Desenvolvimento Curricular. UMinho. Braga/Portugal: Universidade do Minho, 2020.

SANTOS, V.M.M; PEREIRA, C, D; TOMAZ, M. H. É necessário um Currículo para a creditação da Extensão Universitária? Curso de Extensão Universitária, Currículo e Sociedade - NER/UDESC/UFRA. AVA Moodle. Florianópolis/SC, 2020. (PDF).

SAUL, A. M. Escutar. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SOUSA, A. L. L. A história da extensão universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2000.

SOUSA SANTOS, B. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade (3a. ed.) São Paulo: Cortez Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

ANJOS FILHO, A. C. dos; SANTOS, A. B.; CALIARI, F. M. .; SANTOS, V. M. M. ITINERÁRIOS EXTENSIONISTAS: 10 anos do Núcleo Extensionista Rondon (NER - UDESC). Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 22-32, 2021. DOI: 10.5965/2594641205012021022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/20592. Acesso em: 6 dez. 2021.