LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - LEDI: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO

Authors

  • Solange Cristina da Silva UDESC
  • Rose Cler Estivalete Beche UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v4i1.2117

Abstract

Este artigo refere-se ao relato de uma experiência de extensão articulada com a pesquisa e o ensino, do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, ao constituir o LEdI – Laboratório de Educação Inclusiva. O LEdI é um projeto de extensão que iniciou-se com a configuração de um espaço promotor e centralizador das ações no atendimento das especificidades dos acadêmicos surdos e cegos do Curso de Pedagogia a Distância do CEAD com vistas à adaptação em Braille, ampliação de materiais e a oferta da LIBRAS para o acesso desses discentes visando a construção de uma acessibilidade arquitetônica e atitudinal. A partir do segundo ano do Curso, ampliou suas ações, objetivando produzir interfaces com diversos grupos de pesquisa, núcleos da UDESC e entidades que atuam no desenvolvimento tecnológico, na promoção de conhecimentos referentes a inclusão social das pessoas com necessidades educacionais, bem como na implementação de políticas de ação afirmativa, articulando os três eixos norteadores das ações pedagógicas: pesquisa, ensino e extensão. Essas ações se modificam ano a ano, tendo como eixos principais: Formação de Professores e Educação Sexual; Educação Inclusiva; Arte e Inclusão; Educação de Surdos e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Essas ações são voltadas para acadêmicos, profissionais da educação e comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-12-24

How to Cite

DA SILVA, Solange Cristina; BECHE, Rose Cler Estivalete. LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - LEDI: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.5965/cidea.v4i1.2117. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2117. Acesso em: 23 nov. 2024.