CULTURA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO ARTICULADOR DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464124143Keywords:
Palavras - chave, Educação. Aprendizagem. Cultura. Mediação.Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das contribuições dos estudos sobre a Cultura e suas modalidades no contexto escolar. Apresenta um panorama de discussões teóricas sobre Cultura a partir de diversos estudiosos do assunto. Analisa a literatura específica no que diz respeito ao histórico, objetivos, importância e atualidades acerca da temática cultural. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de documentos, alguns vídeos específicos e análise dos depoimentos dos participantes. Os resultados apresentaram percepções relevantes para adoção do tema Cultura nos estudos escolares, uma vez que, integram a cultura pessoal e do grupo dos depoentes. Concluiu-se que, mediante os estudos sobre Cultura é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os educandos com as ações pedagógicas ofertadas pela unidade escolar abordada.Downloads
References
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2014.
AYALA, Marcos; AYALA; Maria Ignes Novais. Cultura Popular no Brasil. São Paulo: Ática, 2015.
AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2014.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CARVALHO NETO, Paulo de. Folclore e educação. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 2014.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: O dicionário da língua portuguesa. 8.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2013.
MACHADO, Cristina Gomes. Multiculturalismo: Muito além da riqueza e da diferença. Rio de Janeiro: DPSA, 2012.
MORIN, Edgar. O método (parte 1). São Paulo: Sulina, 2011, p. 56-115.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - ARTE. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Brasília: MEC/SEF, 1997
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Trad. Patrícia Ciattoni Ramos. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum a Consciência Filosófica. 13. ed. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2013.
SOARES, J. F., FARIAS, A. A., CESAR, C.C. – Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A., 1991.
TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia educacional. São Paulo: Àtica, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.