MATEMÁTICA E ARTES: CONTEXTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Autores

  • Jefferson Correia da Conceição Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641222101

Palavras-chave:

Aprendizagem, Matemática, Artes, Geometria e Ludicidade

Resumo

A aprendizagem matemática, por vezes, é muito confundida com medo, dificuldade, sem atrativos, sem cor e sem vida. Todavia, pode-se constatar mediante algumas ações pedagógicas realizadas por meio de oficinas de expressão plástica, que ocorrem no Projeto de Extensão em andamento, justamente o contrário: beleza, cor, movimento, criatividade, arte e muito envolvimento, pois o público envolvido – licenciandos em Matemática e pessoas da Terceira Idade, regularmente matriculados na Universidade Aberta a Terceira Idade, participam de forma ativa na elaboração do próprio conhecimento. É possível, de forma lúdica e por meio de algumas expressões artísticas – painéis, esculturas, jogos etc, discutir e exemplificar alguns conceitos matemáticos presentes na geometria, tais como: ponto, simetria, formas regulares e irregulares, dentre outras, por intermédio de uma prática pedagógica amparada pela ludicidade e pelas artes, uma vez que, as atividades se tornam interessantes e prazerosas. Dessa forma, este relato de experiência busca evidenciar alguns resultados e reflexões, fruto do trabalho pedagógico que ocorre com o envolvimento da Matemática com as Artes, ao ressaltar os benefícios tangíveis – aprendizagens, motivação, alegria, disposição, reminiscências, que são declarados pelos envolvidos, por intermédio das ações citadas. Palavras-chave: Aprendizagem. Matemática. Artes. Geometria. Ludicidade.

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Biografia do Autor

Jefferson Correia da Conceição, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET - CAMPUS II - UNEB

Referências

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DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, Jefferson Correia. MATEMÁTICA E ARTES: CONTEXTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 101–113, 2023. DOI: 10.5965/2594641222101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12839. Acesso em: 22 dez. 2024.