DESENHO TÉCNICO E PERCURSOS PEDAGÓGICOS SIGNIFICATIVOS: UM OLHAR SOBRE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Jefferson Correia da Conceição Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464123114

Palavras-chave:

Aprendizagem. Desenho Técnico. Conhecimento. Interdisciplinaridade.

Resumo

A mediação pedagógica da componente curricular Desenho Técnico, por vezes, é muito confundida por alguns estudantes de engenharia com dificuldades, como algo “muito chato”, sem sentido, sem cor, sem atrativos e sem vida. Todavia, podem-se constatar também, mediante algumas ações pedagógicas realizadas em sala de aula, algumas oficinas interdisciplinares, mini cursos e atividades extensionistas, justamente o contrário: beleza, sentido, cor, movimento, criatividade, arte, integrações conceituais e muito envolvimento, pois o público envolvido participa de forma ativa na elaboração do próprio conhecimento, estabelecendo conexões com outras áreas de atuação, com muitas percepções singulares importantes. É possível, de forma lúdica, participativa, movimentada, dinâmica e contextualizada, discutir, exemplificar, elaborar e criar algumas representações gráficas – desenhos projetivos, com base em alguns conceitos e percepções prévias dos estudantes, que estão presentes na vida cotidiana, de forma geral, baseados nos seguintes conteúdos – ponto, simetria, sólidos geométricos, poliedros, formas regulares e irregulares, ângulos, arcos, dentre outros, por intermédio de uma prática pedagógica amparada pela ludicidade e pela criatividade, uma vez que, as atividades se tornam interessantes, prazerosas e articuladas com outros campos de conhecimentos. Dessa forma, este artigo busca evidenciar alguns resultados e reflexões, fruto das experiências pedagógicas que ocorreram com o protagonismo inicial do Desenho Técnico, ao ressaltar os benefícios tangíveis – aprendizagens, articulações conceituais, percepções ampliadas, além de muita motivação, alegria, disposição e reminiscências, que são declarados pelos envolvidos, por intermédio das ações citadas. Dentre as implicações do estudo, sugere-se a necessidade de continuidade do trabalho sobre as possibilidades do Desenho Técnico, de modo que, possam favorecer as ações pedagógicas com a componente curricular de modo ampliado, tornando-a cada vez mais significativa, sobretudo diante de acadêmicos de engenharia.

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Biografia do Autor

Jefferson Correia da Conceição, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET - CAMPUS II - UNEB

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, Jefferson Correia. DESENHO TÉCNICO E PERCURSOS PEDAGÓGICOS SIGNIFICATIVOS: UM OLHAR SOBRE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 14–31, 2023. DOI: 10.5965/259464123114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/14663. Acesso em: 22 dez. 2024.