PROJETO DE EXTENSÃO PIRILAMPOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FANTOCHES

Autores

  • Ana Cláudia de Oliveira Freitas UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/UNEB
  • Iolândia da Silva Santos Araújo UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/UNEB

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641222152

Palavras-chave:

Educação, Artes

Resumo

Trata-se de um relato de experiência acerca das vivências e atividades desenvolvidas pela equipe do Projeto de extensão do Teatro de Fantoches Pirilampos ligado à Biblioteca e ao CEPAC (Centro de extensão e pesquisa artístico cultural) do Departamento de Educação Campus XII/ UNEB ao longo de seus 05 anos de existência. O projeto surge por acreditar que através da contação de histórias com utilização de fantoches, além de proporcionar momentos movidos à fantasia, imaginação e arte, poderá despertar nas crianças o interesse pela leitura a partir de histórias diversas. Tem como público alvo alunos da rede municipal de ensino e privada da cidade de Guanambi-BA. Para execução do Projeto, foram selecionados graduandos do Curso de Pedagogia para atuarem como monitores, ressalvando que a seleção é aberta para discentes de todos os cursos. Os discentes foram, posteriormente, capacitados para manipular os bonecos bem como conduzir o show à frente do teatro, sendo importantes para futura atuação enquanto profissionais da educação. As atividades foram desenvolvidas tanto no espaço da Universidade quanto em escolas municipais, concentrando a maior parte no Campus XII, com vistas a oportunizar as crianças conhecerem o ambiente acadêmico. Em atendimento a 18 escolas, foram realizados 20 shows, contando com um público de 2.654 crianças. Acredita-se que esta atividade extensionista vem atingindo seu objetivo, pois além de resgatar a arte de contar histórias de forma contextualizada e lúdica, a Universidade cumpre parte de seu papel social com a comunidade. Palavras-chave: Contação de histórias; Criança; Extensão; Escola

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. 2.ed. São Paulo: Scipione, 1991.

COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. 2.ed. São Paulo: Ática, 1989.

JOLIBERT, Josette (org.). Formando crianças leitoras V.1. Porto Alegre: Artmed, 1994.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas 1994. Disponível em: http://snbp.culturadigital.br/manifestos/manifesto-da-unesco-sobre-bibliotecas-publicas/. Acesso em: 01 abr. 2018.

PRANDI, Reginaldo. Xangô, o trovão: outras histórias dos deuses africanos que vieram ao Brasil com os escravos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

DE OLIVEIRA FREITAS, Ana Cláudia; DA SILVA SANTOS ARAÚJO, Iolândia. PROJETO DE EXTENSÃO PIRILAMPOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FANTOCHES. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 152–163, 2023. DOI: 10.5965/2594641222152. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12834. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.