Literatura na biblioteca: artes instigando a leitura

Autores

  • Alcione Jacques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Francieli Fuchina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120802e2836

Palavras-chave:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, leitura, literatura, biblioteca, arte

Resumo

Este relato apresenta uma das experiências do projeto de extensão Café LiterArte: uma xícara de sabor e saber com erudição, do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A ação foi desenvolvida em 2022, e buscou despertar o gosto pela leitura de contos e apresentação de estudantes do ensino médio no espaço da biblioteca. O conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti, foi interpretado de uma forma original, proporcionando diferentes tipos de aprendizagens aos integrantes do grupo. Além disso, foi apresentado na 29ª Feira do Livro de Veranópolis e apresentado em 2023, aos estudantes de escolas municipais de Veranópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Método recepcional. In: BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura, a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.

CHARTIER, Roger; CHARTIER, Anne-Marie. Novas tecnologias: ler e escrever, aprender e apagar. In: ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker (org.). Literatura e identidade na era da mobilidade. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2016.

COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2020.

LIMA, Maria do Rosário Ferreira de. A prática da leitura e o impacto das tecnologias digitais no ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 16., 2018, Recife. Anais [...]. Recife: [S. l.], 2018. ISSN 1984-6355. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2018/pdf/comunicacao-oral/A%20PRA%CC%81TICA%20DA%20LEITURA%20E%20O%20IMPACTO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20NO%20ENSINO%20ME%CC%81DIO.pdf. Acesso em 19 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

JACQUES, Alcione; FUCHINA, Francieli. Literatura na biblioteca: artes instigando a leitura. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.5965/259464120802e2836. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23633. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Categorias