Das tripas à arte: processos de ensino em Arte-Educação a partir das obras de Lenice Weis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016202Keywords:
Educação, Artes, Lenice Weis, Ensino,Abstract
A presente pesquisa desenvolveu-se pela necessidade de reconhecer o espaço da Arte Educação como um campo de reflexão sobre a arte local, explorando a poética e materiais usados pela artista Lenice Weis. A obra da artista nos remete ao processo colonizador da Região Oeste de Santa Catarina e a partir do tema, objetiva-se propor atividades em Arte Educação estabelecendo conexões entre a arte e a cultura local. Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da região, abordando questões que envolvem a cultura cabocla e a colonizadora. Foi realizada entrevista semiestruturada com a artista com o objetivo de entender seu processo artístico e a influência da cultura em sua poética. A proposta foi desenvolvida em escola de educação básica no município de Chapecó/SC. Como resultados, espera-se que os/as estudantes sintam-se incentivados a refletir sobre aspectos da região em especial, as relações entre arte e cultura.Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e os novos tempos. 8. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
______. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
______; CUNHA, Fernanda P. da. Abordagem Triangular no ensino das Artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CEOM. Cadernos do CEOM. Chapecó: Argos, nº. 23, 2006. 352 p.
______. Para uma História do Oeste Catarinense: 10 anos de CEOM. Chapecó: Unoesc – Universidade de Santa Catarina, 1995. 331 p.
COSTA, Claudio F. Teorias da arte. Disponível em: http://criticanarede.com/est_tarte.html acesso em 19/08/2015.
FERRAZ, Maria; FUSARI, Maria. Metodologia do ensino da arte. 2. Ed. Cortez, 1993.124p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.
IOP, Elisa. Ensino das artes visuais e contexto cultural. Chapecó: UNOCHAPECÓ: FUNCITEC, 2002.
IOP, Elisa. Portfólio da artista: Lenice Weis/Artes Visuais (1987-2011).
MARCON, Telmo. Memória, história e cultura. Chapecó - SC: Argos, 2003.
MATTOS, Tarcísio. Construtores das artes Visuais. Florianópolis: Tempo Editorial, 2014.
ONGHERO, André Luiz. Retratos e memórias da história de Formosa do Sul. Chapecó: CEOM/Unochapecó, 2012.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RAMOS, Rogério de Araújo. Dicionário didático de Língua Portuguesa: ensino fundamental. 2. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2011.
RENK, Arlene. Narrativas da diferença. Chapecó: Argos, 2004.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.
SILVA, Edna L. Da; MENEZES, Estera M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
WERLANG, Alceu. A colonização do Oeste Catarinense. Chapecó: Argos, 2002.
WEIS, Lenice I. A influência da família na formação do artista: Monografia apresentada à UNOESC, como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista em Pós-Graduação “Lato Sensu” em Arte-Educação, sob a orientação do Professor Dr. Norberto Stori. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, 1997.
WEIS, Lenice. Entrevista concedida à Maria de Souza. Chapecó, 12 mar. 2014.
WEIS, Lenice. Blog de Lenice Weis. Disponível em: http://lenicew.blogspot.com.br/. Acesso em 06 de setembro de 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.