Ensino das artes visuais e as metodologias ativas – uma visão crítica-reflexiva

Autores

  • Marinilse Netto Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0033

Palavras-chave:

Artes Visuais; Metodologias Ativas; Relatórios de estágios

Resumo

As metodologias ativas têm sido tema de investigações que abordam mudanças no campo educacional a partir das atuais demandas sociais. Estudos apontam a tendência de métodos inovadores cujas práticas pedagógicas acolhem a problematização, a crítica-reflexiva e a autonomia como elementos constituintes da formação humana e profissional. Esse trabalho apresenta revisão da literatura expondo conceitos e caracterizações das metodologias ativas e á luz dessas questões, identifica fundamentos e princípios que balizam as propostas ativas no campo da arte educação. Investiga se os princípios definidos pela literatura estão presentes nas ações desenvolvidas nos campos de estágio do curso de Artes Visuais- Licenciatura. Para tanto, analisa as atividades descritas nos relatórios de estágios produzidos nos anos de 2017 a 2019, constantes no acervo online da biblioteca da Unochapecó. Como resultados o estudo mostra que os princípios de ensino e aprendizagem ativos estão contemplados nas atividades desenvolvidas, ainda que o termo metodologias ativas não tenha sido citado nos relatórios e expõe a natureza dinâmica das aulas de artes visuais. O trabalho pode contribuir com a implementação consciente das metodologias ativas nas práticas artísticas dos estágios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

BERBEL, Neusi A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BORGES, Tiago S.; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso de metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, ano3, n. 4, p. 119-143, 2014.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima C.F. A educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.28, n.108, p. 545-554, 2020.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda L. S.; MARTINS, Silvana N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v.14, n.1, p. 268-288, 2017.

HILDEBRAND, Hermes R., GOMES, Silvia T. A aprendizagem ativa e a leitura de imagens artísticas por meio de um jogo. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26º, 2017. Anais. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.1152-1163.

MACEDO, Kelly D. da S.; ACOSTA, Beatriz S.; SILVA, Ethel B. da.; SOUZA, Neila S. de.; BECK, Carmem L. C.; SILVA, Karla K. D. da. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery, v.22, n. 3, p. 1-9, 2018.

MARIN, Maria J. S.; LIMA, Edna F. G.; PAVIOTTI, Ana B.; MATSUYAMA, Daniel T.; SILVA, Larissa K. D. da.; DRUZIAN, Carina G.S.; ILIAS, Mércia. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v.34, n.1, p. 13-20, 2010.

MITRE, Sandra M.; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; GIRARDI-DE-MENDONÇA, José M.; MORAIS-PINTO, Neila M. de.; MEIRELLES, Cynthia de A. B.; PINTO-PORTO, Cláudia; MOREIRA, Tânia.; HOFFMANN, Leandro M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências & Saúde Coletiva, v.13, suppl, 2, p. 2133-2144. 2008.

MORAN, José M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos A. de; MORALES, Ofelia E.T. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX. Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2, 2015, p. 15–33.

PAIVA, Marlla R. F.; PARENTE, José R. F.; BRANDÃO, Israel R.; QUEIROZ, Ana H. B. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. SANARE, Sobral, v.15, n.2, p.145-153, 2016.

SANTOS, Anthony M. G. dos; SILVA JUNIOR, Marcos J.; SOUZA, Pablo A. dos S.; OLIVEIRA, Andressa S. de. PALMA, Mariza B. Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 4, p. 3341-3352, 2019.

SOBRAL, Fernanda R.; CAMPOS, Claudinei J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP, v.46, n.1, p. 208-218, 2012.

SOUZA, Cacilda da S.; IGLESIAS, Alessandro G.; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-92, 2014.

VALENTE, José A.; ALMEIDA, Maria E. B. de; GERALDINI, Alexandra F.; S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

NETTO, M. Ensino das artes visuais e as metodologias ativas – uma visão crítica-reflexiva . Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0033, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20837. Acesso em: 3 dez. 2022.