Ensino das artes visuais e as metodologias ativas: uma visão crítica-reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0033Palavras-chave:
Artes visuais, Metodologias ativas, Relatórios de estágiosResumo
As metodologias ativas têm sido tema de investigações que abordam mudanças no campo educacional a partir das atuais demandas sociais. Estudos apontam a tendência de métodos inovadores cujas práticas pedagógicas acolhem a problematização, a crítica-reflexiva e a autonomia como elementos constituintes da formação humana e profissional. Esse trabalho apresenta revisão da literatura expondo conceitos e caracterizações das metodologias ativas e á luz dessas questões, identifica fundamentos e princípios que balizam as propostas ativas no campo da arte educação. Investiga se os princípios definidos pela literatura estão presentes nas ações desenvolvidas nos campos de estágio do curso de Artes Visuais- Licenciatura. Para tanto, analisa as atividades descritas nos relatórios de estágios produzidos nos anos de 2017 a 2019, constantes no acervo online da biblioteca da Unochapecó. Como resultados o estudo mostra que os princípios de ensino e aprendizagem ativos estão contemplados nas atividades desenvolvidas, ainda que o termo metodologias ativas não tenha sido citado nos relatórios e expõe a natureza dinâmica das aulas de artes visuais. O trabalho pode contribuir com a implementação consciente das metodologias ativas nas práticas artísticas dos estágios.
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