Ensino das artes visuais e as metodologias ativas: uma visão crítica-reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0033Keywords:
Artes visuais, Metodologias ativas, Relatórios de estágiosAbstract
As metodologias ativas têm sido tema de investigações que abordam mudanças no campo educacional a partir das atuais demandas sociais. Estudos apontam a tendência de métodos inovadores cujas práticas pedagógicas acolhem a problematização, a crítica-reflexiva e a autonomia como elementos constituintes da formação humana e profissional. Esse trabalho apresenta revisão da literatura expondo conceitos e caracterizações das metodologias ativas e á luz dessas questões, identifica fundamentos e princípios que balizam as propostas ativas no campo da arte educação. Investiga se os princípios definidos pela literatura estão presentes nas ações desenvolvidas nos campos de estágio do curso de Artes Visuais- Licenciatura. Para tanto, analisa as atividades descritas nos relatórios de estágios produzidos nos anos de 2017 a 2019, constantes no acervo online da biblioteca da Unochapecó. Como resultados o estudo mostra que os princípios de ensino e aprendizagem ativos estão contemplados nas atividades desenvolvidas, ainda que o termo metodologias ativas não tenha sido citado nos relatórios e expõe a natureza dinâmica das aulas de artes visuais. O trabalho pode contribuir com a implementação consciente das metodologias ativas nas práticas artísticas dos estágios.
Downloads
References
AUSUBEL, David P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.
BERBEL, Neusi A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BORGES, Tiago S.; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso de metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, ano3, n. 4, p. 119-143, 2014.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima C.F. A educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.28, n.108, p. 545-554, 2020.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda L. S.; MARTINS, Silvana N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v.14, n.1, p. 268-288, 2017.
HILDEBRAND, Hermes R., GOMES, Silvia T. A aprendizagem ativa e a leitura de imagens artísticas por meio de um jogo. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26º, 2017. Anais. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.1152-1163.
MACEDO, Kelly D. da S.; ACOSTA, Beatriz S.; SILVA, Ethel B. da.; SOUZA, Neila S. de.; BECK, Carmem L. C.; SILVA, Karla K. D. da. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery, v.22, n. 3, p. 1-9, 2018.
MARIN, Maria J. S.; LIMA, Edna F. G.; PAVIOTTI, Ana B.; MATSUYAMA, Daniel T.; SILVA, Larissa K. D. da.; DRUZIAN, Carina G.S.; ILIAS, Mércia. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v.34, n.1, p. 13-20, 2010.
MITRE, Sandra M.; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; GIRARDI-DE-MENDONÇA, José M.; MORAIS-PINTO, Neila M. de.; MEIRELLES, Cynthia de A. B.; PINTO-PORTO, Cláudia; MOREIRA, Tânia.; HOFFMANN, Leandro M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências & Saúde Coletiva, v.13, suppl, 2, p. 2133-2144. 2008.
MORAN, José M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos A. de; MORALES, Ofelia E.T. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX. Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2, 2015, p. 15–33.
PAIVA, Marlla R. F.; PARENTE, José R. F.; BRANDÃO, Israel R.; QUEIROZ, Ana H. B. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. SANARE, Sobral, v.15, n.2, p.145-153, 2016.
SANTOS, Anthony M. G. dos; SILVA JUNIOR, Marcos J.; SOUZA, Pablo A. dos S.; OLIVEIRA, Andressa S. de. PALMA, Mariza B. Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 4, p. 3341-3352, 2019.
SOBRAL, Fernanda R.; CAMPOS, Claudinei J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP, v.46, n.1, p. 208-218, 2012.
SOUZA, Cacilda da S.; IGLESIAS, Alessandro G.; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-92, 2014.
VALENTE, José A.; ALMEIDA, Maria E. B. de; GERALDINI, Alexandra F.; S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Marinilse Netto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.