Das tripas à arte: processos de ensino em Arte-Educação a partir das obras de Lenice Weis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016202Palabras clave:
Educação, Artes, Lenice Weis, Ensino,Resumen
A presente pesquisa desenvolveu-se pela necessidade de reconhecer o espaço da Arte Educação como um campo de reflexão sobre a arte local, explorando a poética e materiais usados pela artista Lenice Weis. A obra da artista nos remete ao processo colonizador da Região Oeste de Santa Catarina e a partir do tema, objetiva-se propor atividades em Arte Educação estabelecendo conexões entre a arte e a cultura local. Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da região, abordando questões que envolvem a cultura cabocla e a colonizadora. Foi realizada entrevista semiestruturada com a artista com o objetivo de entender seu processo artístico e a influência da cultura em sua poética. A proposta foi desenvolvida em escola de educação básica no município de Chapecó/SC. Como resultados, espera-se que os/as estudantes sintam-se incentivados a refletir sobre aspectos da região em especial, as relações entre arte e cultura.Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e os novos tempos. 8. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
______. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
______; CUNHA, Fernanda P. da. Abordagem Triangular no ensino das Artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CEOM. Cadernos do CEOM. Chapecó: Argos, nº. 23, 2006. 352 p.
______. Para uma História do Oeste Catarinense: 10 anos de CEOM. Chapecó: Unoesc – Universidade de Santa Catarina, 1995. 331 p.
COSTA, Claudio F. Teorias da arte. Disponível em: http://criticanarede.com/est_tarte.html acesso em 19/08/2015.
FERRAZ, Maria; FUSARI, Maria. Metodologia do ensino da arte. 2. Ed. Cortez, 1993.124p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.
IOP, Elisa. Ensino das artes visuais e contexto cultural. Chapecó: UNOCHAPECÓ: FUNCITEC, 2002.
IOP, Elisa. Portfólio da artista: Lenice Weis/Artes Visuais (1987-2011).
MARCON, Telmo. Memória, história e cultura. Chapecó - SC: Argos, 2003.
MATTOS, Tarcísio. Construtores das artes Visuais. Florianópolis: Tempo Editorial, 2014.
ONGHERO, André Luiz. Retratos e memórias da história de Formosa do Sul. Chapecó: CEOM/Unochapecó, 2012.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RAMOS, Rogério de Araújo. Dicionário didático de Língua Portuguesa: ensino fundamental. 2. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2011.
RENK, Arlene. Narrativas da diferença. Chapecó: Argos, 2004.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.
SILVA, Edna L. Da; MENEZES, Estera M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
WERLANG, Alceu. A colonização do Oeste Catarinense. Chapecó: Argos, 2002.
WEIS, Lenice I. A influência da família na formação do artista: Monografia apresentada à UNOESC, como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista em Pós-Graduação “Lato Sensu” em Arte-Educação, sob a orientação do Professor Dr. Norberto Stori. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, 1997.
WEIS, Lenice. Entrevista concedida à Maria de Souza. Chapecó, 12 mar. 2014.
WEIS, Lenice. Blog de Lenice Weis. Disponível em: http://lenicew.blogspot.com.br/. Acesso em 06 de setembro de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.