Das tripas à arte: processos de ensino em Arte-Educação a partir das obras de Lenice Weis

Autores/as

  • Maria de Souza Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Marinilse Netto Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016202

Palabras clave:

Educação, Artes, Lenice Weis, Ensino,

Resumen

A presente pesquisa desenvolveu-se pela necessidade de reconhecer o espaço da Arte Educação como um campo de reflexão sobre a arte local, explorando a poética e materiais usados pela artista Lenice Weis. A obra da artista nos remete ao processo colonizador da Região Oeste de Santa Catarina e a partir do tema, objetiva-se propor atividades em Arte Educação estabelecendo conexões entre a arte e a cultura local. Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da região, abordando questões que envolvem a cultura cabocla e a colonizadora. Foi realizada entrevista semiestruturada com a artista com o objetivo de entender seu processo artístico e a influência da cultura em sua poética. A proposta foi desenvolvida em escola de educação básica no município de Chapecó/SC. Como resultados, espera-se que os/as estudantes sintam-se incentivados a refletir sobre aspectos da região em especial, as relações entre arte e cultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e os novos tempos. 8. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

______. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

______; CUNHA, Fernanda P. da. Abordagem Triangular no ensino das Artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CEOM. Cadernos do CEOM. Chapecó: Argos, nº. 23, 2006. 352 p.

______. Para uma História do Oeste Catarinense: 10 anos de CEOM. Chapecó: Unoesc – Universidade de Santa Catarina, 1995. 331 p.

COSTA, Claudio F. Teorias da arte. Disponível em: http://criticanarede.com/est_tarte.html acesso em 19/08/2015.

FERRAZ, Maria; FUSARI, Maria. Metodologia do ensino da arte. 2. Ed. Cortez, 1993.124p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.

IOP, Elisa. Ensino das artes visuais e contexto cultural. Chapecó: UNOCHAPECÓ: FUNCITEC, 2002.

IOP, Elisa. Portfólio da artista: Lenice Weis/Artes Visuais (1987-2011).

MARCON, Telmo. Memória, história e cultura. Chapecó - SC: Argos, 2003.

MATTOS, Tarcísio. Construtores das artes Visuais. Florianópolis: Tempo Editorial, 2014.

ONGHERO, André Luiz. Retratos e memórias da história de Formosa do Sul. Chapecó: CEOM/Unochapecó, 2012.

PAREYSON, L. Os problemas da estética. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RAMOS, Rogério de Araújo. Dicionário didático de Língua Portuguesa: ensino fundamental. 2. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2011.

RENK, Arlene. Narrativas da diferença. Chapecó: Argos, 2004.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

SILVA, Edna L. Da; MENEZES, Estera M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.

WERLANG, Alceu. A colonização do Oeste Catarinense. Chapecó: Argos, 2002.

WEIS, Lenice I. A influência da família na formação do artista: Monografia apresentada à UNOESC, como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista em Pós-Graduação “Lato Sensu” em Arte-Educação, sob a orientação do Professor Dr. Norberto Stori. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, 1997.

WEIS, Lenice. Entrevista concedida à Maria de Souza. Chapecó, 12 mar. 2014.

WEIS, Lenice. Blog de Lenice Weis. Disponível em: http://lenicew.blogspot.com.br/. Acesso em 06 de setembro de 2015.

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

DE SOUZA, Maria; NETTO, Marinilse. Das tripas à arte: processos de ensino em Arte-Educação a partir das obras de Lenice Weis. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 202–225, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7160. Acesso em: 22 nov. 2024.