ENSINO DE MÚSICA: PERSPECTIVAS DE UMA PROFESSORA SURDA

Authors

  • Vivian Leichsenring Kuntze IFSC
  • Regina Finck Schambeck UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178912014075

Keywords:

Surdez, Professora surda, Educação Musical.

Abstract

Este artigo aborda questões referentes ao ensino de música para surdos na perspectiva de uma docente também surda. Observou-se que os surdos têm uma maior aceitação em engajarem-se em atividades musicais quando se tratam de aprendizagens mediadas por um professor que também apresenta surdez e domínio de LIBRAS. Através das falas desta educadora, foi possível identificar a necessidade de um olhar diferenciado para sua prática transformadora, para a formação de profissionais da educação musical e para as adaptações pedagógicas por ela utilizadas. Acredita-se que este artigo pode nos auxiliar a ter uma melhor compreensão desse universo, contribuindo para a mudança de paradigmas consolidados, quando se aborda o tema música e surdez.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-08-30

How to Cite

KUNTZE, Vivian Leichsenring; SCHAMBECK, Regina Finck. ENSINO DE MÚSICA: PERSPECTIVAS DE UMA PROFESSORA SURDA. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 75–94, 2014. DOI: 10.5965/19843178912014075. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/4051. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)