O Drama na educação básica: caminhos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0101

Palavras-chave:

Drama, educação básica, ensino de teatro, escola pública

Resumo

O artigo apresentou reflexões construídas a partir da experiência do autor com a abordagem do Drama em escolas da educação básica no município de Uberlândia-MG. A pergunta que orientou a escrita foi: quais desafios e possibilidades surgem ao se pensar a abordagem do Drama na educação básica? Com base em processos realizados com crianças, adolescentes e jovens, o texto discutiu os princípios do Drama, sua realização no cotidiano escolar e os desafios enfrentados. Foram destacadas estratégias, convenções e possibilidades artísticas e pedagógicas, com ênfase na criação coletiva e na escuta sensível aos contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Menegaz, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BOWELL, Pamela; HEAP Brian S. Planning Process Drama: enriching teaching and learning. London e New York: Routledge. 2013.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em:

https://www.iar.unicamp.br/publionline/abrace/hosting.iar.unicamp.br/publionline/index.php/abrace/article/view/3688.html. Acesso em: 9 jun. 2025.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.

JANIASKI, Flávia; PEROBELLI, Mariene; MENEGAZ, Wellington. Drama através do espelho: processos artísticos e pedagógicos em ambiente digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2023.

MENEGAZ, Wellington. Drama e Ciberespaço: navegações pelo ensino do teatro. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2025.

NEELANDS, Jonothan; GOODE, Tony. Structuring Drama Work: a handbook of available forms in theatre and drama. 2ª ed. Cambridge University Press, 2000.

PEREIRA, Diego de Medeiros. Que Drama é esse?!?: práticas teatrais na educação básica. 1ª ed. São Paulo: Hucitec: A2, 2021.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

MENEGAZ, Wellington. O Drama na educação básica: caminhos possíveis. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27429. Acesso em: 1 set. 2025.