O Drama na educação básica: caminhos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0101Palavras-chave:
Drama, educação básica, ensino de teatro, escola públicaResumo
O artigo apresentou reflexões construídas a partir da experiência do autor com a abordagem do Drama em escolas da educação básica no município de Uberlândia-MG. A pergunta que orientou a escrita foi: quais desafios e possibilidades surgem ao se pensar a abordagem do Drama na educação básica? Com base em processos realizados com crianças, adolescentes e jovens, o texto discutiu os princípios do Drama, sua realização no cotidiano escolar e os desafios enfrentados. Foram destacadas estratégias, convenções e possibilidades artísticas e pedagógicas, com ênfase na criação coletiva e na escuta sensível aos contextos escolares.
Downloads
Referências
BOWELL, Pamela; HEAP Brian S. Planning Process Drama: enriching teaching and learning. London e New York: Routledge. 2013.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em:
https://www.iar.unicamp.br/publionline/abrace/hosting.iar.unicamp.br/publionline/index.php/abrace/article/view/3688.html. Acesso em: 9 jun. 2025.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
JANIASKI, Flávia; PEROBELLI, Mariene; MENEGAZ, Wellington. Drama através do espelho: processos artísticos e pedagógicos em ambiente digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2023.
MENEGAZ, Wellington. Drama e Ciberespaço: navegações pelo ensino do teatro. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2025.
NEELANDS, Jonothan; GOODE, Tony. Structuring Drama Work: a handbook of available forms in theatre and drama. 2ª ed. Cambridge University Press, 2000.
PEREIRA, Diego de Medeiros. Que Drama é esse?!?: práticas teatrais na educação básica. 1ª ed. São Paulo: Hucitec: A2, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)