Memórias corpóreas e escrita que nasce do corpo: processos em artes cênicas no curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e106

Palavras-chave:

corpo, artes cênicas, formação docente, escrita

Resumo

O artigo aborda um processo de formação de professores(as) baseado nas artes da cena no curso de Pedagogia que suscitou memórias corpóreas determinantes ao tema de pesquisa acerca das percepções de profissionais da Educação Infantil, no que tange à constituição dos corpos de meninas e meninos. A pesquisa tem abordagem qualitativa, caráter bibliográfico, inserção em campo e envolveu a narrativa autobiográfica. Os resultados indicam que refletir sobre marcas registradas no corpo propicia o estabelecimento de conexões relevantes à prática pedagógica, promove potente formação voltada à redução das discriminações de gênero e mobiliza professores(as) a priorizarem os pontos de vista das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Romero de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (UFSCar).

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e University of Melbourne (Austrália). Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela USP. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (UFSCar).

Referências

BUSS-SIMÃO, Márcia. Gênero como possibilidade ou limite da ação social: um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 55, Dez. 2013, p. 939-960. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/VWWfRYYzLPQxXrSmVk6Rq5J/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 21 Set. 2024.

CANTON, Katia. Da política às micropolíticas: temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

CARVALHO, Letícia Romero de. Discursos de professoras sobre os corpos de meninas e meninos na Educação Infantil. 2020. 62 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13770. Acesso em: 21 Set. 2024.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Representações visuais de meninos e meninas: Relações entre imaginário e gênero. Relatório de pesquisa. 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/25856658/Representa%C3%A7%C3%B5es_visuais_de_meninos_e_meninas_Rela%C3%A7%C3%B5es_entre_imagin%C3%A1rio_e_g%C3%AAnero_RELAT%C3%93RIO_FINAL_2011. Acesso em: 21 set. 2024.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As infâncias nas tramas da cultura visual. In: Martins, Raimundo e Tourinho, Irene (org..). Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. UFSM, 2010, p. 131-161.

DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2017.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cad. Pagu, Campinas, n. 26, p. 279-287, Jun. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/MWbkd5gNtMT77mSwpRtPMry/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 set. 2024.

FINCO, Daniela. Questões de gênero na educação da pequena infância brasileira. Revista Studi sulla formazione, v. 1, 2015, p. 47-58. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228534253.pdf Acesso em: 21 set. 2024.

FINCO, Daniela. Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-135714/pt-br.php. Acesso em: 21 set. 2024.

FERNANDES, Noeli; FINCO, Daniela. Diálogos necessários de gênero: Olhares e Culturas que se Entrecruzam na Educação Infantil. Revista Interacções, [S. l.], v. 18, n. 61, p. 233–257, 2022. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/26981. Acesso em: 16 set. 2024.

GUEDES, Adrianne Ogêda; ROSA, Carolina Cony Dariano da; BEMVENUTO, Virna da Silva; BEMVENUTO, Vitória da Silva. Quando escrever é mover: Por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis-SC, v. 2, n. 44, set. 2022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21556. Acesso em: 07 jun.2024.

LISPECTOR, Clarice. Crônicas para jovens: de escrita e vida. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. (Des)Educação do corpo pelas artes na formação de pedagogas(os). Urdimento- Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, 2022, p. 1-26. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21566. Acesso em: 20 set. 2024.

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Temas emergentes em estudos do e no corpo no curso de Pedagogia. Revista Contrapontos (online), v. 20, p. 289-311, 2021. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/16249 Acesso em: 20 set. 2024.

LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MARTINS, Mirian Celeste e LOMBARDI, Lucia. Ensino de Arte no curso de Pedagogia: travessia e perigo. In: LIMA, Caciano Silva; FERNANDES, Vera Lúcia Penzo (Org..) XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil; V Congresso Internacional dos Arte/Educadores; II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul [recurso eletrônico]: anais. Campo Grande, MS: Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017, p. 1944-1955. Disponível em: https://faeb.com.br/anais-confaeb-2017/ Acesso em: 07 maio. 2024.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

MORAES, Jéssica; FELIPE, Jane. Scripts de gênero e as performances das crianças que reverberam no contexto da Educação Infantil. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. e132192, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/132192. Acesso em: 10 set. 2024.

NEVES, Neide. Presença [Verbete]. Revista TKV, v. 1, nº. 2. 2018, p. 4. Disponível em: https://www.revistatkv.art.br/segunda-edicao-n-2-2018 Acesso em: 07 set. 2024.

NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Cortez, 2008.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: Pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.01, abr. 2011, p.369-386. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 maio. 2024.

SANTIAGO, Flavio. “Não é nenê, ela é preta”: educação infantil e pensamento interseccional. Educação em Revista, v. 36, p. e220090, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tyzm4v7TDVpDtsBcNmvhKzz/ Acesso em: 13 set. 2024.

SANTOS, Sandro; SILVA, Isabel. Relações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina. Educar em Revista, v. 36, p. e69973, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/xmkxwZbvLJG5dmgHxGVYdNM. Acesso em: 12 ago. 2024.

STACCIOLI, Gianfranco. Diário do Acolhimento na escola da infância [livro eletrônico]. Coordenação Ana Lúcia Goulart de Faria. Campinas: Editora Autores Associados, 2021. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/195478. Acesso em: 14 julho. 2024.

VIANNA, Claudia; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cad. Pagu, Campinas-SP, n. 33, p. 265-283, Dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/GXVR8FrdMjrcWHvLWcv7xrF/?lang=pt. Acesso em: 21 set. 2024.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

CARVALHO, Letícia Romero de; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Memórias corpóreas e escrita que nasce do corpo: processos em artes cênicas no curso de Pedagogia. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26282. Acesso em: 19 dez. 2024.