A direção teatral e o contexto de produção - conversa com Marcio Abreu
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0501Palavras-chave:
direção teatral, procedimentos de criação, contexto de produçãoResumo
Qual o papel do diretor teatral nos arranjos cênicos contemporâneos? A direção ainda pode ser considerado um lugar de poder? É possível pensar autoralidade em criações cada vez mais colaborativas nas quais o diretor nem sempre tem a palavra final? Em quais pontos do processo criativo a direção e a produção se encontram e se separam? É possível pensar em sistemas de criação ou ordens procedimentais que se repetem, quando se cria em contextos multiculturais? Essas são algumas perguntas que nortearam a conversa com o diretor Márcio Abreu no mês de abril de 2024, da qual o tema central foi a relação entre o contexto de produção da cena e os procedimentos de criação do diretor teatral.
Downloads
Referências
ABREU, Márcio. ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa399416/marcio-abreu.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado – pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa399416/marcio-abreu.
SMALL, Daniele A. Por uma ética da desnaturalização: A nudez no teatro de Marcio Abreu. Sala Preta. São Paulo, v. 16, n 2, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)