As Artes Cênicas, o contexto pandêmico, o caos, heterotopias e outros saberes
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0204Palavras-chave:
direção teatral, teatro - produção e direção, representação teatral , COVID-19, Pandemia de, 2020-Resumo
O presente artigo reflete sobre a experiência de um projeto de pesquisa que atuou com a investigação e os experimentos de práticas remotas, da perspectiva da atuação e da direção teatral na UFSM, e que visava diminuir danos decorrentes da suspensão das atividades presenciais em combate a pandemia Covid-19. Para pensar e problematizar esse tempo e espaço sui generis e resultados alcançados, este artigo se pauta nas perspectivas foucaultiana e dubattiana e também problematiza questões epistemológicas.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
DEFERT, Daniel. Posfácio. In FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico; As heterotopias. Trad. Salma TannusMuchail. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
DUBATTI, Jorge. Teatro dos Mortos. São Paulo: Edições SESC, 2016.
DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: niidentidad, nicampeonato, nisuperación evolucionista, nidestrucción, ni vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, n. 12, pp. 8-32, jan-jun 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/503/299. Acesso em: 24 nov. 2020.
DUTRA, Dolianitis Gabriela. Relatório parcial. Santa Maria: UFXX, 2021. s/p. Material não publicado. Citações autorizadas pela autora.
FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico; As heterotopias. Trad. Salma TannusMuchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
LEITÃO, Pietra Kéltika. Quarencena: Um Estudo Sobre A Cineficação Do Teatro No Processo De Criação De Então Finalmente Chegamos Em Meio A Pandemia Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas Bacharelado em Direção Teatral) – Universidade Federal de Xanta Maria, Santa Maria, 2021.
LIMA, Luana de Oliveira. Relatório parcial. Santa Maria: UFXX, 2021. s/p. Material não publicado. Citações autorizadas pela autora.
MUNIZ, Mariana Lima e DUBATTI, Jorge. Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina). Revista Brasileira De Estudos Da Presença, vol. 8, n. 2, pp. 366–389. abr/jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727 Acesso em: 10 nov. 2021.
RIBAS, Mariane Magno. Corpo Sonoro, Tempo(s) Presente(s), Corpo Utópico, Imensidão, Heterotopias e Outras Vozes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p.1-27, 2021. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19647. Acesso em: 03 jul. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Artes Cênicas Bacharelado - Direção Teatral e Bacharelado - Interpretação Teatral. Santa Maria: UFSM, 2005. Disponível em https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/artes-cenicas/projeto-pedagogico. Acesso em: 10 nov. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)