Protocolos e a Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”

Authors

  • Vicente Concilio Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Ingrid Dormien Koudela USP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019246

Abstract

Este artigo apresenta possibilidades de apropriação do protocolo como estratégia de avaliação, e também de criação artística, em processos que envolvam ensino e aprendizagem do teatro. A apropriação desse procedimento no contexto brasileiro foi introduzida por Ingrid Koudela, a partir de suas pesquisas focadas nas peças didáticas de Bertolt Brecht – e por essa razão, o artigo traz a tradução daqueles que são considerados os primeiros protocolos: os escritos por estudantes que presenciaram a estreia de Aquele que diz sim, que motivaram o dramaturgo alemão a escrever Aquele que diz não, em resposta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vicente Concilio, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Departamento de Artes Cênicas; Teatro-Educação

Published

2019-04-04

How to Cite

CONCILIO, Vicente; KOUDELA, Ingrid Dormien. Protocolos e a Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 246–255, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019246. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019246. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência