Aplicativos para o ensino remoto de teatro: Avatar, deepfake, padlet e outras experimentações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0115

Palavras-chave:

Teatro, Pandemia, Estudo remoto, Tecnologia

Resumo

O presente texto versa sobre práticas de um professor de teatro, realizadas em Escolas Estaduais de Minas Gerais, em regime emergencial de ensino remoto, imposto pela crise sanitária do Covid-19. Será apresentada uma breve discussão sobre o uso de tecnologias aplicadas à educação, assim como reflexões sobre o papel do teatro na escola e sobre o que pode o teatro neste contexto de aulas remotas. O relato acompanha uma reflexão crítica dos processos, e demonstrações através de imagens, textos e vídeos. Os aplicativos se tornaram uma possibilidade real e foram utilizados em diversas práticas, como algo capaz de integrar aspectos da própria experiência teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Paulo D'Avila Junior, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Artes pelo PPG da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor efetivo de Teatro (Artes) na Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais

Referências

BASTOS, Márcio. A pandemia revelou o poder do convívio. Entrevista de Jorge Dubatti concedida para a Revista Continente. Revista Continente, Recife, dez. 2020, Ed. 245. Disponível em: https://revistacontinente.com.br/edicoes/240/ra-pandemia-revelou-o-poder-do-convivior. Acesso em: 01 jun.2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jun.2021.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC /

SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf.

Acesso em: 12 jun.2021.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266.

Acesso em: 28 mai. 2021.

BRASIL. Pesquisa DataSenado: educação na pandemia. Brasília/ Senado Federal, 2020. Disponível em:

https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/cerca-de-20-milhoes-de-brasileiros-tiveram-aulas-suspensas-em-julho-de-2020. Acesso em: 25 mai.2021.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora HUCITEC, 2006.

DUBATTI, Jorge. Convivio y Tecnovivio: el teatro entre infancia y babelismo. Revista Colombiana de las Artes Escénicas. Colômbia, v. 9. p. 44-54. dec. 2015.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da Informação. Editora Papirus. Campinas, SP, 8º edição, 2011.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino do teatro. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2001.

MORAES, Daniel (organizador). Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. São Paulo: Letra Livre, 1ª edição, 1997.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4.ed. Campinas: Papirus, 2007.

NISKIER, Arnaldo. Tecnologia Educacional: Uma visão política. Petrópolis: Petrópolis, 1993.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Aplicativos para o ensino remoto de teatro: Avatar, deepfake, padlet e outras experimentações. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–29, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20500. Acesso em: 22 dez. 2024.