Corpo, escrita e performance na obra de quatro artistas latino-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e110

Palavras-chave:

corpo, performance, body art, textualidade

Resumo

Este artigo investiga o corpo como textualidade nas obras de quatro artistas latino-americanas: Ana Mendieta, Regina José Galindo, Lygia Clark e Priscila Rezende. A análise baseia-se nas reflexões teóricas de Leda Maria Martins e Sueli Rolnik, que permitem interpretar as múltiplas camadas de significação dessas produções. Além disso, o estudo dialoga com a história da performance art, em especial a body art, com suporte nos estudos de Roselee Goldberg. A partir dessas abordagens, destaca-se a centralidade das questões do feminino e os métodos singulares com que cada artista trata o corpo em suas práticas artísticas.  

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Biografia do Autor

Francisco de Paulo D'Avila Junior, Universidade Federal do Paraná

Doutorando  em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrdo em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista Capes-Proex 2024-2028. 

Tais Chaves Prestes, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Letras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado e Especialização em Educação pelo Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul). Licenciatura em Dança pela UFPel. Professora de Dança na rede Básica de Ensino.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo; PRESTES, Tais Chaves. Corpo, escrita e performance na obra de quatro artistas latino-americanas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 11–27, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26225. Acesso em: 19 dez. 2024.