Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática

Autores

  • Laura Maria de Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020155

Palavras-chave:

Iluminação teatral, ensino de teatro, pedagogia do espectador

Resumo

Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Maria de Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Assistente no Curso de Licenciatura em  da Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretora Teatral e Iluminador Cênico

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

FIGUEIREDO, Laura Maria de. Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 155–168, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020155. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - A LUZ EM CENA: Interfaces e aprendizados