Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática

Authors

  • Laura Maria de Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020155

Keywords:

Theatrical lighting, theater teaching, viewer’s pedagogy

Abstract

Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laura Maria de Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Assistente no Curso de Licenciatura em  da Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretora Teatral e Iluminador Cênico

Published

2020-04-17

How to Cite

FIGUEIREDO, Laura Maria de. Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 155–168, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020155. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Thematic Dossier = The scene light: Interfaces and learning