Corpo-invólucro na escrita e crítica contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e114

Palavras-chave:

corpo-invólucro, documentos performativos, escrita e performance

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir relações entre corpo e escrita na cena contemporânea, acentuando a noção de invólucro corporal. O corpus de análise é Meu Nome: Mamãe, de Aury Porto, direção de Janaina Leite e dramaturgia de Claudia Barral. A análise parte da experiência memorialística de quem assistiu ao espetáculo (enunciador deste artigo) na interlocução com aportes teóricos sobre arquivo e documento no âmbito das artes cênicas e sua intersecção com os estudos semióticos, mais precisamente, em seu diálogo com o livro Corpo e Sentido (2011) de Jacques Fontanille. Nesse livro, o autor afirma que o corpo é o substrato da semiose.  

Downloads

Biografia do Autor

Alexandre Lindo

Doutorando em Semiótica francesa contemporânea na Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas pela USP. Graduação – Licenciatura e Bacharelado em Letras Francês pela USP.

Referências

ACADEMIA.EDU. Qu’est-ce que la critique in Roland Barthes Essais Critiques, 1971 [1964] Collection « Tel Quel ». Aux Édition Du Seuil. Disponível em: https://www.academia.edu/6771487/ROLAND_BARTHES_ESSAIS_CRITIQUES. Acesso em: 14 jun. 2024.

ANZIEU, Didier. Le Moi-Peau. Préface à la deuxième édition par Évelyne Séchaud (première édition – Bordas, 1985) - DUNOD, Paris, 1995.

AQUINO, Julio G. O arquivo e a pesquisa educacional: aproximações. In BUTTURI JUNIOR, A; CANDIOTTO, C.; SOUZA, P.; CAPONI, S. (org.) Foucault & as práticas de liberdade II: topologias políticas & heterotopologias. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 207-226.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BARTHES, Roland. Aula. Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. 07/01/1977. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. 14ª ed. São Paulo: Editora Cultrix.

BARTHES, Roland. Essais Critiques. Publicado na coleção Tel Quel dirigida por Philippe Soller. Paris : Éditions Du Seuil, 1964.

BLOG MEDIUM. Espetáculo Solo de Aury Porto, “Meu Nome: Mamãe”. Disponível em: https://medium.com/@canaltadeuramos/espet%C3%A1culo-solo-de-aury-porto-meu-nome-mam%C3%A3e-segue-em-cartaz-no-%C3%A1gora-teatro-879cf45cc9dc. Acesso em: 14 jun. 2024.

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Repertório. Salvador. n. 16. p.11-23. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5391/3860. Acesso em: 01 ago. 2020.

FONTANILLE, Jacques. Corpo e Sentido. Traduzido por Fernanda Massi e Adail Sobral, Londrina: Eduel, 2016.

FONTANILLE, Jacques. Corps et sens. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 2011.

FONTANILLE, Jacques. Pratiques Sémiotiques. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 2008.

FOUCAULT, Michel. L’Archéologie du Savoir. Traduzido por Luiz Felipe Baeta Neves. 7ª edição/3ª reimpressão - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

LEITE, Janaina F. Ensaios sobre o feminino e a abjeção na ob-scena contemporânea. 2021. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

LEITE, Janaina F. Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

LINDO, Alexandre D. C. Museu Autobiográfico: Abismo e Punctum. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. 3rd ed, Routledge, 2013.

SOLER, Marcos M. O campo do teatro documentário: morada possível de experiências artístico-pedagógicas. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SOLER, Marcos M. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

TAYLOR, Diana. Performance: teoría y práctica. In: Taylor, Diana, y Marcela A. Fuentes (edits.) Estudios avanzados de performance / ed. e introd. general de Diana Taylor, ed. e introd. de cada capítulo de Marcela A. Fuentes; trad. de Ricardo Rubio, Alcira Bixio, Ma. Antonieta Cancino, Silvia Pelaez. - Mexico: FCE, Instituto Hemisferico de Performance y Politica, Tisch School of the Arts, New York University, 2011.

ZILBERBERG, Claude. La structure tensive suivi de Note sur la structure des paradigmes et de Sur la dualité de la poétique – Liège: Presses Universitaire de Liège, 2012.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

LINDO, Alexandre. Corpo-invólucro na escrita e crítica contemporâneas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26057. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II