Do picadeiro às salas de aula, memórias e reflexões sobre um aprendizado e suas reverberações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0107Palavras-chave:
Circo, Palhaço/a, Pedagogia, Artes cênicasResumo
Esse artigo aborda relatos e reflexões sobre a linguagem de palhaços/as circenses, a partir da experiência da autora como integrante da companhia brasiliense Circo Udi Grudi, investigando possíveis contribuições para a pedagogia das artes cênicas na atualidade.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.
BENÍCIO, Eliene. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil 1980-2000. São Paulo: Perspectiva, 2018.
BOLOGNESI, Mário. Palhaços. O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 8, n. 8, 2000.
BOLOGNESI, Mário. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
BOLOGNESI, Mário. Circos e palhaços brasileiros. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
BORGES, Cecília de Almeida. Quatro ensaios sobre uma tese: entre o circo e o butô, erro e errâncias em processos de criação e ensino-aprendizagem nas artes da cena. Tese (Doutorado em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34213. Acesso em: 26 jul. 2023.
FERREIRA, Marco Francisco Nery. No vertiginoso picadeiro soviético. Repertório, Salvador, ano 13, n. 15, jul. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5208. Acesso em: 26 jul. 2023.
FREIXE, Guy. A improvisação e o jogo com máscara na formação do ator. Cena, Porto Alegre, n. 23, p.184-193, set./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2236-3254.70441. Acesso em: 26 jul. 2023.
FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
THAIS, Maria. Na cena do Dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V. E. Meierhold. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)