Análise comparativa do composto de marketing das marcas Topshop, Melissa e Havaianas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x04082011002Palavras-chave:
marketing, moda, criatividadeResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através da pesquisa dos conceitos relacionados ao marketing por meio do estudo junto a três marcas de moda consideradas potencialmente criativas: a Topshop, a Melissa e a Havaianas. Serão abordadas análises comparativas acompanhadas de quadros analíticos para um maior entendimento da seguinte pesquisa. Ao final, traçam-se considerações sobre a análise realizada, enfatizando o a importância da utilização da criatividade aliada a estratégias de marketing que proporcionem uma satisfatória experiência para os consumidores e um diferencial para as empresas.
Downloads
Referências
COBRA.M. Marketing&Moda. São Paulo, Ed. Senac, 2007.
DUALIBI R.& SIMONSEN H. Criatividade&Marketing. São Paulo: Makron Books, 2000.
FÓRUM de discussões sobre a loja Topshop, 2010 <http://www.yelp.com/biz/topshop-newyork> Acessado em: 08 Out. 2010.
HEALEY, M. O que é Branding?.Barcelona, Ed. Gustavo Gili, 2009.
KOTLER .P; KELLER.K. Administração de Marketing. São Paulo: 12.ed., 2007.
KOTLER.P ;ARMSTRONG.G. Princípios do Marketing. Rio de Janeiro.Ed. Prentice – Hall do Brasil LTDA, 1998.
LIPOVETSKY, Gilles, O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MCKENNA,R. Marketing de relacionamento: estratégias bem sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro. Campus, 1993.
MELISSA MAGAZINE, MUNDO das Marcas. Sessão Havaianas. Disponível em <http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/havaianas-as-legtimas.html> Acessado em. 30 out. 2010.
MUNDO das Marcas. Sessão Melissa. Disponível em <http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/07/melissa-moda-em-plstico.html> Acessado em. 20 out. 2010.
PLASTIC Fantastic. Guia de Lojas: Galeria Melissa, 2009. Disponível em <http://pfantastic.wordpress.com/2009/10/19/guia-de-lojas-galeria-melissa/ > Acessado em. 18 de out. 2010.
SITE oficial Havaianas <http://br.havaianas.com/pt-BR/about-havaianas/history/#>. Acesso em: 29 out. 2010.
SITE oficial Melissa. Posts em internacional. Disponível em <http://www.melissa.com.br/news/lang/port/category/internacional/page/2/> Acessado em 18. Out. 2010.
SITE OFICIAL Melissa. Sessão Campanhas. Disponível em <http://www.melissa.com.br/pt/campanhas> Acessado em 15. Out. 2010
SITE oficial Melissa. Sessão Histórico. Disponível em <http://www.melissa.com.br/tudomelissa/index.php?secao=historico> Acessado em 15. Out. 2010
SITE oficial Topshop. Acessado em 03 Out. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Caroline Witte, Jacqueline Keller
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.