Apenas um toc
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x01012008095Palavras-chave:
criatividade, processo criativo, educação criativaResumo
A criatividade é um fenômeno que desperta o interesse e a curiosidade das pessoas desde o início dos tempos. Ela está presente em tudo o que é humano. O processo de gerar novas idéias, produtos, arte, ciência, entre tantas outras coisas, parece ser um talento que a humanidade dispõe sempre que necessita de respostas ou soluções inovadoras para seus problemas e questões existenciais. O presente artigo discorre sobre a importância do ser criativo e da influência que a criatividade causa à vida pessoal, escolar e por conseqüência, profissional.
Downloads
Referências
ADAMS, James L. Idéias criativas - como vencer seus bloqueios mentais. Rio de Janeiro: Ediouro,1994.
ALENCAR, Eunice Soriano de. Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.
_________. Educação Brasileira. Condições favoráveis ao desenvolvimento do pensamento criador. Brasília : CRUB. Ano VIII - n° 18 - 1987.
DE BONO, Edward. Criatividade levada a sério. São Paulo: Pioneira, 1994.
DUALIBI, R. & SIMONSEN, J. H. Criatividade & marketing. São Paulo: Mc GrawHill, 1990.
KNELLER, George F. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo: IBRASA, 1978.
MUELLER, Nestor. Desenvolvimento do Potencial Criativo. Apostila de Criatividade do Curso de Pós Graduação em Marketing e Criação de Moda. Blumenau: FURB/INPG, 2000.
RODRIGUES, Otávio. Chegou a Revolução Criativa. Você S.A. São Paulo: Editora Abril, 1999.
TORRE, Saturnino de La. Dialogando com a criatividade; tradutora Cristina Mendes Rodriguez. São Paulo: Madras, 2005
VIRGOLIN, Ângela M. Rodrigues. Toc Toc... Plim, plim! - Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade. Campinas, Papirus: 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Jacqueline Keller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.