Análise comparativa do composto de marketing das marcas Topshop, Melissa e Havaianas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x04082011002Palavras-chave:
marketing, moda, criatividadeResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através da pesquisa dos conceitos relacionados ao marketing por meio do estudo junto a três marcas de moda consideradas potencialmente criativas: a Topshop, a Melissa e a Havaianas. Serão abordadas análises comparativas acompanhadas de quadros analíticos para um maior entendimento da seguinte pesquisa. Ao final, traçam-se considerações sobre a análise realizada, enfatizando o a importância da utilização da criatividade aliada a estratégias de marketing que proporcionem uma satisfatória experiência para os consumidores e um diferencial para as empresas.
Downloads
Referências
COBRA.M. Marketing&Moda. São Paulo, Ed. Senac, 2007.
DUALIBI R.& SIMONSEN H. Criatividade&Marketing. São Paulo: Makron Books, 2000.
FÓRUM de discussões sobre a loja Topshop, 2010 <http://www.yelp.com/biz/topshop-newyork> Acessado em: 08 Out. 2010.
HEALEY, M. O que é Branding?.Barcelona, Ed. Gustavo Gili, 2009.
KOTLER .P; KELLER.K. Administração de Marketing. São Paulo: 12.ed., 2007.
KOTLER.P ;ARMSTRONG.G. Princípios do Marketing. Rio de Janeiro.Ed. Prentice – Hall do Brasil LTDA, 1998.
LIPOVETSKY, Gilles, O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MCKENNA,R. Marketing de relacionamento: estratégias bem sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro. Campus, 1993.
MELISSA MAGAZINE, MUNDO das Marcas. Sessão Havaianas. Disponível em <http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/havaianas-as-legtimas.html> Acessado em. 30 out. 2010.
MUNDO das Marcas. Sessão Melissa. Disponível em <http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/07/melissa-moda-em-plstico.html> Acessado em. 20 out. 2010.
PLASTIC Fantastic. Guia de Lojas: Galeria Melissa, 2009. Disponível em <http://pfantastic.wordpress.com/2009/10/19/guia-de-lojas-galeria-melissa/ > Acessado em. 18 de out. 2010.
SITE oficial Havaianas <http://br.havaianas.com/pt-BR/about-havaianas/history/#>. Acesso em: 29 out. 2010.
SITE oficial Melissa. Posts em internacional. Disponível em <http://www.melissa.com.br/news/lang/port/category/internacional/page/2/> Acessado em 18. Out. 2010.
SITE OFICIAL Melissa. Sessão Campanhas. Disponível em <http://www.melissa.com.br/pt/campanhas> Acessado em 15. Out. 2010
SITE oficial Melissa. Sessão Histórico. Disponível em <http://www.melissa.com.br/tudomelissa/index.php?secao=historico> Acessado em 15. Out. 2010
SITE oficial Topshop. Acessado em 03 Out. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Caroline Witte, Jacqueline Keller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.