Daquilo que a moda trata: o consumidor busca a estética

Autores

  • Tatiana Messer Rybalowski

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x07132014112

Palavras-chave:

consumo, sustentabilidade, moda

Resumo

O atual Zeitgeist - espírito do tempo - é um pluralismo incondicional com mudanças extremamente rápidas que refletem a moda atual. E a moda, enquanto negócio, é uma mistura complexa de fatores pessoais, culturais, econômicos e sociais. Grande parte da indústria da moda procura atender o mercado e se alinhar a estas demandas e, ao criar modelos de negócio que oferecem a novidade a preços acessíveis, o consumidor passa a consumir cada vez mais, principalmente produtos descartáveis. Em contrapartida, outro setor desta indústria, o da moda sustentável ou ética, busca trazer alternativas para este cenário no qual enxerga soluções que trazem limitações ao estilo de vida contemporâneo, mas que propõem vidas que valem a pena ser vividas. Como a moda sustentável pode entrar nessa arena e conseguir trazer para si um quinhão deste mercado?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BLACK, Sandy. The sustainable fashion handbook. New York: Thames & Hudson Inc., 2013.

CARVALHO, José Crespo de; ENCANTADO,Laura. Logística e negócio eletrônico. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2006. Disponível em: http://www.spi.pt/negocio_electronico/documentos/manuais_PDF/Manual_VI.pdf. Acesso em 30/06/2008.

ERNER, Guillaume. Vítimas da moda: como criamos, porque a seguimos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

VEBLEN, Thornstein. The theory of the leisure class. New York: Dover Publications Inc.,1994.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

RYBALOWSKI, Tatiana Messer. Daquilo que a moda trata: o consumidor busca a estética. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 112–123, 2014. DOI: 10.5965/1982615x07132014112. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5121. Acesso em: 22 nov. 2024.