Brincando com os padrões: a arte de criar estampas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09172016145Palavras-chave:
estampa, design, tecnicaResumo
A proposta deste artigo consiste em trazer técnicas para a configuração de estampas a partir de formas geométricas, como quadriláteros, triângulos e hexágonos, juntamente com a simetria. Buscando referências nos Fundamentos do Design de Superfície apresentados por Rüthschiling (2008), assim, busca-se trazer conceitos básicos para compreender o processo de configuração do design de superfície passando pelas etapas: Escolha do tema [temática]; Elaboração dos elementos/motivos; Escolha das cores; Construção do Módulo; Repetição [Geração de alternativas]. Cabe ressaltar, que este artigo pretende trabalhar com o conceito de Rapport que é um modelo utilizado para configurar padrões diferentes tendo como base um mesmo módulo, mudando, por exemplo, a direção ou rotação de seus encaixes – geralmente neste modelo a figura base do módulo é o quadrado ou retângulo. Porém, neste artigo busca-se demonstrar como utilizar outras formas geométricas [como hexágonos e triângulos].
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