Adornos Contemporâneos: seus significados no âmbito da joia, bijuteria e ornamento corporal
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09012015140Palabras clave:
joia, bijuteria, adorno , designResumen
Este artigo, tendo por referência o Brasil, explora algumas significações relacionadas ao século XX e aos adornos, sejam eles, joias, bijuterias ou ornamentos corporais. Determinou-se como ponto de partida as transformações tecnológicas geradas pelas mudanças político-econômicas. A modernização industrial na década de 1950 trouxe renovação cultural, o que possibilitou novos hábitos e costumes que frutificaram sob vertentes de vanguarda no contexto contemporâneo brasileiro. O uso adequado e mais arrojado de matéria-prima e a relação entre custo e benefício se mostraram viáveis e impulsionaram a economia mundial. Por meio de pesquisa de campo e análise bibliográfica, constatou-se que joia, bijuteria e ornamento corporal, tiveram suas fronteiras aproximadas no âmbito do contemporâneo. A intersecção de diferentes abordagens com análises de alguns pontos no escopo do design conduziram esse estudo.
Descargas
Citas
ALLÉRÈS, D. Luxo..........Estratégias, Marketing. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006, p. 264.
BARROSO E. Artesanato e design e O que é artesanato. Módulos I e II. Termo de referência Economia Criativa. In: Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Brasília, 2013.
BISOGNIN, E. L. et al. Adornos nas civilizações pré-históricassob a ótica da ourivesaria. RevistaCompetência, Revista da Educação Superior do Senac –RS, Porto Alegre, v.5, n. 1, p. 57-70, 2012.
GOLA E. A Joia, História e Design. São Paulo: Editora Senac, 2008, p. 24-40.
GIORDANI, M. C. História da Antiguidade Oriental.Petrópolis: Editora Vozes, 1983.
HELD, M. S. B. A arte, o design, a moda –o processo de criação e o consumo na pós-modernidade. Revista:Poéticas Visuais. Unesp-Bauru, Bauru, v. 1, n.1, p. 22-34. 2010.
HESKETT, J. Design. São Paulo: Ática, 2008, p. 13.
LODY, R. Joia de Axé, a joalheria afro -brasileira.Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil Ltda, 2011.
LIPOVETSKY, G. A cultura mundo, uma resposta a uma sociedade desorientada.Cia das Letras: São Paulo, 2008.
MEDINA G. Módulos artesanais aplicados ao mobiliário, uma experiência em design social. Novo Hamburgo, 2009, p. 5.
MJSA, Manufacturing Jeweler and Suppliers Association/ Sintra. Pequena história da Indústria de Bijuteria Americana. Providence, Rhode Island. Tradução Crebi (The Global Jewelry Information Website)/ Sintrajoias (Sindicato dos trabalhados da Indústria Joalheira de São Paulo).2014.
NIEMEYER, L. Design Contemporâneo no Brasil. In: MOURA, Mônica (Org.) et al.Design Brasileiro Contemporâneo: reflexões.São Paulo: Estação das Letras, 2014, p. 35-46, 69.
RIBEIRO D. ; RIBEIRO B. 2010. “Arte plumária dos Índios Kaapor”. In Educação em Linha: Índios, os primeiros brasileiros. Secretária de Estado do Rio de Janeiro, 2010, v.13, n.1, p.51.
ROCHA, S. C. S. O Brasil da joia design e arte.São Paulo: Gráfica Editora Coppola, 2014, p.39-50, 120.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas. “A atuação do sistema SEBRAE no artesanato”. Organização texto Durcelice Cândida Mascêne e Maurício Tedeschi. Termo de referência economia criativa e inovação. São Paulo: SEBRAE, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Silvia Carla Sarti Rocha, Maria Antonia Benutti, Marizilda dos Santos Menezes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.