Periodismo de moda: El slow fashion como noticia en blogs especializados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x15362022221

Palabras clave:

Consumo de información mediática, periodismo especializado, moda consciente

Resumen

El objetivo de este artículo es analizar las noticias publicadas sobre slow fashion en sitios web especializados en periodismo de moda e identificar cómo el periodismo especializado en/en moda ha sido un importante vector de información y conciencia ética sobre el consumo responsable en las sociedades occidentales del siglo 21. Para ello, a través de una investigación básica, cualitativa y descriptiva, se realizó un análisis comparativo de contenido de tres blogs especializados en moda: (I) Moda sin crisis, (II) Modefica y (III) Urban Stylo, a partir de noticias e informes sobre el movimiento slow fashion. Los resultados mostraron que, aunque estos sitios web presentan en su mayoría tendencias de moda como looks del día y tarjetas de color dictadas por bloggers, estos se revelan como espacios mediáticos fructíferos para enfoques más conscientes y alternativas sostenibles en el contenido de moda presentado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jailson Oliveira Sousa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Design de vestuário e moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa JOII (Jornalismo, Inovação e Igualdade) da Universidade Federal do Piauí, desenvolvendo pesquisa sobre jornalismo de moda, vinculado ao grupo de pesquisa Design, Arte, Moda e Hedonomia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e também vinculado ao grupo de pesquisa Design de Moda e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pós-graduado em Negócios e Stylist de Moda pelo Centro Universitário Uninovafapi (2016), bem como em Artes e Tecnologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2019). Graduado em Design de Moda pelo Centro Universitário Uninovafapi (2015). Técnico em Teatro pela Escola Técnica de Teatro Professor José Gomes Campos (2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Moda, tendo atuado como Visual Merchandising nas lojas Riachuelo e como Diretor criativo/administrativo na loja de fantasias World Fantasy. Ministrou oficina A criação de estampas como fator de diferenciação e valorização do produto de Moda, em 2019, pelo Instituto Federal do Piauí - Polo Piripiri. Ministrou minicurso de customização em moda no Centro de Convivência Wall Ferraz, em 2017.

Juliana Fernandes Teixeira, Federal University of Piauí

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Realizou entre 2016 e 2018 estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Piauí, onde, atualmente, é professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. Também é professora colaboradora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII - www.joiiufpi.com.br) e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI). Integra, ainda, como pesquisadora colaboradora externa, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL-UFBA) e o Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE-UFRJ). Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza pesquisas acadêmicas nas áreas de jornalismo audiovisual, telejornalismo, ciberjornalismo e dispositivos móveis e já atuou profissionalmente no campo da assessoria de comunicação. 

Icléia Silveira , Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também especialista em Atualização para docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC. Também especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), ambos da Udesc. É membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). É membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). É membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). É coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc. Atua, leciona e pesquisa as seguintes áreas: ergonomia, modelagem plana do vestuário, moulage, processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção, gestão do conhecimento, negócios de moda e aprendizagem organizacional.

Henrique de Souza Goulart, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tecnólogo em Design de Moda graduado pela Universidade Franciscana - UFN (2018). MBA em Mídias Sociais Digitais pela mesma instituição. Mestrando e bolsista do Programa de Pós-graduação em Moda (PPGModa), no Mestrado Profissional em Design de Vestuário Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com a pesquisa "Vestíveis e Moda: Processo de criação de figurino para Dança Contemporânea". Professor do programa de extensão "Eterno Aprendiz" da Faculdade Metodista Centenário (FMC) desde 2020, com a disciplina "Moda e Identidade". Ainda, já atuei profissionalmente com desenvolvimento de figurino, produção de conteúdo de moda para rádio e podcast e com consultoria no varejo de moda. 

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3a ed. Trad.: Luís Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2004.

BERLYM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: Uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das letras e cores, 2016. 2º reimpressão.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Jornalismo de moda: crítica, feminilidade e arte. Recôncavos: Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Salvador, v. 1, n. 1, p. 46-53, jan./jun. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3gHsRay. Acesso em: 28 ago. 2021.

BBC. Qual é a indústria que mais polui o meio ambiente depois do setor do petróleo? [S. l., s. n.], 2017. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral39253994. Acesso em: 23 nov. 2021.

FONSECA JR.,Wilson Correa da. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FLORES, Ana Marta Moreira. Apropriações do twitter pelo jornalismo de moda no Brasil. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

FLETCHER, Kate e GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para a mudança. São Paulo: Senac, 2012.

JOFFILY, Ruth. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1991.

GOMES, Itania (Org.) Gêneros televisivos e modos de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011.

KRONKA, Eleni. A Cobertura de moda nos jornais diários: Do Comentário Ameno ao Status de Notícia: uma análise comparativa dos jornais o estado de são Paulo e a folha de são Paulo. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de PósGraduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

KOLMER, Christian. Methods of Journalism Research. In: LÖFFELHOLZ, Martin; WEAVER, David (orgs.). Global Journalism Research: theories, methods, findings, future. Reino Unido: Blackwell Publishing Ltd, 2008, p.117-130.

LEE, Matilda. Eco Chic. São Paulo: Editora Larousse do Brasil, 2009.

MIRANDA, Isabella Sousa; BELMINO, Silvia. Trajetória no Jornalismo de Moda no Brasil: das revistas aos editoriais. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: Alcar, 2019. p. 1-13. Disponível em: https://bit.ly/2WzTdUz. Acesso em: 29 jun. 2021.

MORI, Natalia Tinoco. Slow Fashion: conscientização do consumo de moda no Brasil. 2016. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Estética e Gestão de Moda, Relações Públicas, Propaganda e Turismo., Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Nogueira, C. (2001) A analise do discurso. Em L. Almeida e E. Fernandes (Edts), Métodos e técnicas de avaliação: novos contributos para a pratica e investigação. Braga: CEEP.

PEREIRA, Dilara Rubia; NOGUEIRA, Márcia Ferreira. Moda sob medida uma perspectiva do slow fashion. In: COLÓQUIO DE MODA, 9., 2013, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Senai, 2013. p. 1-14. Disponível em: https://bit.ly/3yofm5K. Acesso em: 16 jun. 2021.

RUFINO, Carina Borges. As Garotas do Alceu: Jornalismo de moda e consumo feminino no Brasil (1938-1964). 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pósgraduação em Comunicação Social, Departamento de Comunicação da Puc-Rio. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2017.

REFOSCO, Ereany; OENNING, Josiany; NEVES, Manuela. Da Alta Costura ao Prêtà-porter, da Fast Fashion a Slow Fashion: um grande desafio para a Moda. Modapalavra E-Periódico, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 1-15, jul./dez. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3mDAbrD. Acesso em: 20 mai. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3a ed. Trad.: Luís Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2004.

BERLIM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: Uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das letras e cores, 2016. 2º reimpressão.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Jornalismo de moda: crítica, feminilidade e arte. Recôncavos: Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Salvador, v. 1, n. 1, p. 46-53, jan./jun. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3gHsRay. Acesso em: 28 ago. 2021.

CUNHA, Renato. Hybrid fashion e slow fashion unidas por uma moda sustentável. Stylo urbano. 16 junho 2016. Sustentabilidade. Disponível em: https://www.stylourbano.com.br/hybrid-fashion-e-slow-fashion-unidas-por-uma-moda-sustentavel/. Acesso em: 11/04/2022.

BBC. Qual é a indústria que mais polui o meio ambiente depois do setor do petróleo? [S. l., s. n.], 2017. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral39253994. Acesso em: 23 nov. 2021.

FONSECA JR.,Wilson Correa da. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FLORES, Ana Marta Moreira. Apropriações do twitter pelo jornalismo de moda no Brasil. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para a mudança. São Paulo: Senac, 2012.

JOFFILY, Ruth. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1991.

GOMES, Itania (Org.) Gêneros televisivos e modos de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011.

KRONKA, Eleni. A Cobertura de moda nos jornais diários: Do Comentário Ameno ao Status de Notícia: uma análise comparativa dos jornais o estado de são Paulo e a folha de são Paulo. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de PósGraduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

KOLMER, Christian. Methods of Journalism Research. In: LÖFFELHOLZ, Martin; WEAVER, David (orgs.). Global Journalism Research: theories, methods, findings, future. Reino Unido: Blackwell Publishing Ltd, 2008, p.117-130.

LEE, Matilda. Eco Chic. São Paulo: Editora Larousse do Brasil, 2009.

MIRANDA, Isabella Sousa; BELMINO, Silvia. Trajetória no Jornalismo de Moda no Brasil: das revistas aos editoriais. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: Alcar, 2019. p. 1-13. Disponível em: https://bit.ly/2WzTdUz. Acesso em: 29 jun. 2021.

MORI, Natalia Tinoco. Slow Fashion: conscientização do consumo de moda no Brasil. 2016. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Estética e Gestão de Moda, Relações Públicas, Propaganda e Turismo., Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

NOGUEIRA, C. (2001) A análise do discurso. Em L. Almeida e E. Fernandes (Edts), Métodos e técnicas de avaliação: novos contributos para a pratica e investigação. Braga: CEEP.

PEREIRA, Dilara Rubia; NOGUEIRA, Márcia Ferreira. Moda sob medida uma perspectiva do slow fashion. In: COLÓQUIO DE MODA, 9., 2013, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Senai, 2013. p. 1-14. Disponível em: https://bit.ly/3yofm5K. Acesso em: 16 jun. 2021.

RUFINO, Carina Borges. As Garotas do Alceu: Jornalismo de moda e consumo feminino no Brasil (1938-1964). 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pósgraduação em Comunicação Social, Departamento de Comunicação da Puc-Rio. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2017.

REFOSCO, Ereany; OENNING, Josiany; NEVES, Manuela. Da Alta Costura ao Prêtà-porter, da Fast Fashion a Slow Fashion: um grande desafio para a Moda. Modapalavra E-Periódico, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 1-15, jul./dez. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3mDAbrD. Acesso em: 20 mai. 2021.

SANTOS, Adriana Romero Alfaro dos. E-Jornalismo de Moda: Uma nova maneira de noticiar. 2014. 279 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Estética e Gestão de Moda, Escola de Comunicação e Artes Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SILVA, Elane Gomes da; BEZERRA, Ed Porto. Dispositivos móveis como potencializadores da televisão digital interativa: desafios e usos da segunda tela no telejornalismo. Revista GeMinis, Dossiê TV Pós Digital, Ano 4, no. 1, 2013, p. 127-144.

Publicado

2022-04-18

Cómo citar

SOUSA, Jailson Oliveira; TEIXEIRA, Juliana Fernandes; SILVEIRA , Icléia; GOULART, Henrique de Souza. Periodismo de moda: El slow fashion como noticia en blogs especializados. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 221–251, 2022. DOI: 10.5965/1982615x15362022221. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/21716. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Variata