Renda renascença e renda irlandesa: contextos de produção nas associações de artesãos da região Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x13302020151Palavras-chave:
renda renascença, renda irlandesa, artesanato, associaçãoResumo
O presente estudo objetiva identificar os contextos de produção das rendas Renascença e Irlandesa nas associações de artesãos de São João do Tigre, na Paraíba e de Divina Pastora, no Sergipe. Foi utilizada a pesquisa qualitativa e descritiva e quanto à coleta de dados utilizou - se a pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionário semiestruturado. A amostra da pesquisa é constituída de qua tro entidades, sendo duas associações e uma cooperativa que produzem Renda Renascença na cidade de São João do Tigre, no Estado da Paraíba e uma associação que produz Renda Irlandesa na cidade de Divina Pastora, no Estado de Sergipe. Por meio do estudo per cebeu - se que cada entidade tem uma forma de organização e que seus principais desafios se referem à preservação das técnicas e à comercialização dos produtosDownloads
Referências
BORGES, Adélia. Design + Artesanato—O Caminho Brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
CANCLINI, Nestor Garcia. As Culturas Populares no Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
FIGUEIREDO, Wilmara; ZACCHI, Marina. Divina Pastora: Caminhos da Renda Irlandesa.Rio de Janeiro: IPHAN, 2013.
FUNDO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA. Pontos e Histórias: Renda Renascença e Mulheres Rendeiras. Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Salvador: IICA, 2017.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Modo de Fazer Renda Irlandesa tendo como Referência o Ofício em Divina Pastora. Brasília: IPHAN, 2014.
MASCÊNE, Durcelice Cândida; TEDESCHI, Maurício. Termo de Referência: Atuação do Sistema SEBRAE no Artesanato. Brasília, 2010. Disponível em: http://intranet.df.sebrae.com.br/download/uam/Pesquisa/Artesanato/Termo%20de%20Referencia%20Artesanato%202010.pdf. Acessoem: 10 nov.2018.
MELLO, Janaína Cardoso de; SILVA, Stefanni Patrícia Santos. Artesanato de Renda Irlandesa em Sergipe: Histórias de Vida, Histórias de Ofício. Revista História, Histórias-Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UNB. Brasília, Vol.2, nº 4, 2014.
NOBREGA, Christus. Renda Renascença: Uma Memória de Ofício Paraibana. João Pessoa: Editora do Sebrae, 2005.
OLIVEIRA, Heyse Souza de. O Ofício do saber rendar: Gênero e Práticas Locais Enraizados no Município de Divina Pastora-SE. Artigo apresentado no VIII CongressoInternacional de História. 2017. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2017/trabalhos/3400.pdf. Acesso em 7 out. 2018.
PAZ, Octavio. Ver e Usar: Arte e Artesanato.In: Convergências-Ensaios sobre Arte e Literatura, tradução: Moacir Werneck de Castro, Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO. Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.Brasilia: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2012. Disponível em: https://manosdeartesano.files.wordpress.com/2013/06/base-conceptual-del-artesano-brasileiro.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.
SASAOKA, Silvia; MENEZES, Marizilda dos Santos; MOURA, Mônica. A Renda Artesanal e suas Aplicações na Moda. 10º Colóquio de Moda, 2014. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202014/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO1-DESIGN/CO-EIXO-1-A-renda-artesanal-e-suas-aplicacoes-na-moda-Silvia-Sasaoka.pdf. Acesso em: 7 out. 2018.
SENNETT, Richard. O Artífice. São Paulo: Record, 2009.
SILVA, Emanuelle Kelly Ribeiro da. Artesanato: bem cultural, bem de consumo, objeto de pesquisa. In:Quando a Cultura entra na Moda. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
SILVA, Fabiana de Miranda; SANTOS, Geovane Silva; OLIVEIRA, Romário Lustosa. A Renda Renascença e os Enredamentos de sua Absorção no Mercado Nacional e Internacional da Moda. Artigo apresentado no II CONIDIS-Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2017. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conidis/trabalhos/TRABALHO_EV074_MD1_SA11_ID1296_28092017125141.pdf. Acesso em: 7 out. 2018.
SILVA, Gezenildo Jacinto. Rendas que se tecem, Vidas que se cruzam: Tramas e Vivências das Rendeiras de Renascença do Município de Pesqueira-PE.Dissertação de Mestrado em História da Universidade Federal de Pernambuco. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11359. Acesso em: 7 out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Moda Palavra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.