Discursos éticos y estéticos: un análisis semiótico de editoriales fotográficos de marcas de fast fashion y slow fashion

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021073

Palabras clave:

moda, sostenibilidad, semiótica discursiva

Resumen

En este artículo, se analizan los valores simbólicos y las estrategias discursivas presentes en los editoriales de moda producidos por dos modelos diferentes de compañías de ropa: uma marca de fast fashion y uma marca de slow. Para ello, se utiliza el aparato teórico-metodológico de semiótica discursiva desarrollado por Algirdas Julien Greimas, para plantear hipótesis interpretativas y comprender los efectos del significado ligado a las imágenes fotográficas de estos dos modelos de negocio. Como resultado, las lecturas de los elementos visuales que componen los editoriales analizados sugieren la promoción de valores distintos que apuntan a las posibles posiciones ideológicas discursivizadas por las marcas.

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Biografía del autor/a

Letícia Formoso Assunção, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Graduada em Tecnologia em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas, 2012. Mestre em Letras - Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, 2015. Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Núcleo de Moda Sustentável - Nms/UFRGS. 

Amalia Kusiak Martinez, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Possui graduação em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestranda em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.

Jocelise Jacques de Jacques, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1996), mestrado em Engenharia Civil (2000) e doutorado em Engenharia de Produção (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desenvolvido parte de sua pesquisa na Universidade da Califórnia - Berkeley. É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica, e membro dos grupos de pesquisa Virtual Design (ViD) e Núcleo de Desenvolvimento de Produtos (NDP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Design (UFRGS).

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Publicado

2021-04-19

Cómo citar

ASSUNÇÃO, Letícia Formoso; MARTINEZ, Amalia Kusiak; JACQUES, Jocelise Jacques de. Discursos éticos y estéticos: un análisis semiótico de editoriales fotográficos de marcas de fast fashion y slow fashion. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 73–97, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14322021073. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/17452. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Variata