A Garota Kodak: imagens publicitárias da mulher no apogeu da fotografia analógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16382023014

Palavras-chave:

publicidade, representação da mulher, fotografia

Resumo

O artigo investiga as transformações na representação da imagem da mulher retratada nas peças publicitárias da Kodak, para suas câmeras domésticas, do final do século XIX aos anos 1980 - período que reflete o apogeu da fotografia analógica. O estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura e levantamento iconográfico, que subsidiaram uma avaliação da evolução da publicidade da empresa e da forma como a mulher é retratada. Os resultados demonstraram uma evolução da percepção sobre o papel social da mulher, que partiu de uma proposta empoderada e “libertária” no início do século passado, seguindo para uma visão que progressivamente transformou a mulher em objeto do produto que a empoderava a partir da década de 1930, até chegar a uma abordagem que reforçava princípios de uma visão estereotipada da mulher, a partir dos anos 1960.

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Biografia do Autor

Sandra Maia Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Designer formada pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui MBA em Direção Criativa em Moda pela Universidade Una e Mestrado em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG. Compõe o corpo docente da Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desde 2017 é pesquisadora convidada do LIDEP - Laboratório Integrado de Design e Engenharia de Produto, grupo de pesquisa (reconhecido pelo CNPq) da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas na área do design e da moda, com foco em aspectos de Ecodesign e sustentabilidade ambiental, social e econômica. Seus temas de interesse tangenciam o universo da moda sob diferentes perspectivas como a da sustentabilidade e processos criativos.

Eduardo Romeiro Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre (1993) e Doutor (1997) em Engenharia de Produção pela Coppe, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor visitante no Design for Sustaintability Program, da Faculty of Industrial Design Engineering, Delft University of Technology, Holanda (2010). Professor Titular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do quadro permanente do Doutorado em Design da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica e do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Design, com ênfase em Metodologia de Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto do Produto, Design para Sustentabilidade, Ergonomia do Produto e Projeto Auxiliado por Computador. Autor dos livros CAD na Indústria: Implantação e Gerenciamento (Editora da UFRJ, 1997), Projeto do Produto (Campus/Elsevier, 2010) e Sistemas Integrados de Manufatura (Atlas, 2015).

Adriana Sampaio Leite, Minas Gerais State University

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2013), com ênfase em gestão e inovação, mestre em Design pela PUC-Rio (1999), graduada em Comunicação Visual - PUC/Rio (1984). Figurinista da Rede Globo de Televisão (1984/1998). Professora adjunta do departamento de Artes e Design da PUC-Rio (2003/2018). Professora no curso de Design na UFMG ((2018/2020). Professora concursada na UEMG na Escola de Design (2021). Experiente em gestão de equipe e em desenvolvimento de projetos de produtos na área da Moda e Figurino.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

PEREIRA, Sandra Maia Rodrigues; ROMEIRO FILHO, Eduardo; LEITE, Adriana Sampaio. A Garota Kodak: imagens publicitárias da mulher no apogeu da fotografia analógica . Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 14–64, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16382023014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22531. Acesso em: 29 mar. 2024.

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