A Indústria de Confecção do Vestuário de Pato Branco: Aspectos de Gestão, Design, Caracterização de Matérias-Primas e Geração de Resíduos Têxteis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x10202017023Palavras-chave:
indústria, vestuário, resíduos têxteisResumo
Esta pesquisa possui como foco a indústria de confecção do vestuário no município de Pato branco, evidenciando aspectos relativos à gestão, design, caracterização de matérias-primas e geração de resíduos. No presente estudo foi realizado um diagnóstico junto às empresas, com o intuito de obter informações referentes aos perfis das mesmas, destacando as formas de gestão, design e desenvolvimento de produto, matérias-primas utilizadas e geração de resíduos têxteis. Tais empresas caracterizam-se como empreendimentos de micro e pequeno porte, atuando em diferentes segmentos de mercado, com forte tendência a produção de uniformes profissionais. Em consequência disso, grande parte dos resíduos gerados é constituída por retalhos de malha. Neste sentido, uma alternativa para o reaproveitamento destes resíduos poderia contribuir tanto do ponto de vista ambiental por meio de um melhor direcionamento destes, como economicamente, uma vez que poderiam ser voltados para a produção de produtos de maior valor agregado.
Downloads
Referências
CHATAIGNIER, G. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das letras e Cores, 2009.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005.
COBRA, M. Marketing & moda. São Paulo: Editora Senac: Cobra Editora & Marketing, 2007.
CORRÊA, H. L. Administração de Produção e Operação: manufatura e serviços – uma visão estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
CURY, A. Organização e métodos: Uma visão holística. 6a ed. São Paulo, SP: Atlas S.A., 1995.
FURTADO, M. B. Síntese da economia brasileira. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1988.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Caderno Estatístico Município de Pato Branco. Curitiba: IPARDES, 2011. Disponível em: < http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=85500&btOk=ok> Acesso em 29/07/2011.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Identificação e Mapeamento das Aglomerações produtivas do Paraná: Atualização 2008. Curitiba: IPARDES, 2009. Disponível em: <http://www.ipardes.pr.gov.br/biblioteca/docs/mapeamento_aglomeracoes_produtivas.pdf> Acesso em 26/10/2011.
JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
JURAN, J.M. A Qualidade desde o Projeto – os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.
LEE, M. Eco chic: o guia de moda ética para a consumidora consciente. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
PEZZOLO, D. B. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.
RECH, S. R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: UDESC, 2002.
RIBEIRO, L. G. Introdução a tecnologia têxtil I. Rio de Janeiro: Senai/Cetiqt, 1984.
SAQUET, D. B. A expansão da indústria de confecções no Sudoeste do Paraná. Geosul: Florianópolis, v. 23, n. 46, p 55-78, jul./dez. 2008.
SINVESPAR. Diagnóstico das indústrias do vestuário do Paraná. 2008. Disponível em: < http://www.sinvespar.com.br/conteudo/diagnostico_pr.asp>. Acesso em 15/04/2010.
SINVESPAR. APL moda masculina sudoeste do Paraná: plano de desenvolvimento: o arranjo produtivo local de moda mas¬culina do sudoeste do Paraná. 2006. Disponível em: <http://www.sinvespar.com.br>. Acesso em 15/04/2010.
SLACK, N. et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: Dóris Treptow, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Andréia Mesacasa, Mario Antônio Alves da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.