Experiencia do usuário no processo de reformulação do design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar centrado na perspectiva do usuário professor
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630432020135Parole chiave:
observação do uso , trabalho e atividade , avaliação de sistemas AVA, desingAbstract
A contemporaneidade é demarcada por intensas transformações que tem início na Revolução Industrial da Inglaterra do século XVIII e perdura até o momento presente, identificado como Quarta Fase da Revolução Industrial que é responsável por afetar diversas características do processo produtivo. Essas transformações serão responsáveis pela alteração das dimensões econômicas, comerciais, sociais, ambientais, tecnológicas e educacionais. Neste contexto, podemos entender a criação de diversas plataformas dentro do ambiente educacional. Assim, neste universo de hiperconexão, cada vez mais interagimos com plataformas que são responsáveis por nos ajudar na organização de tarefas diárias. Frente a todas estas mudanças proporcionadas pelo mundo moderno, este trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar as interações e modificações realizadas pelo usuário professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), PVANet.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BABOSA, Anabela Aparecida Silva; ANDRADE, Fábio Santos; DE CARVALHO, Rafael Nink. Mineração de Dados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Aportes para a Pesquisa em Educação a Distância. Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 1, p. 125-136, 2017.
BARROS, Vanessa Tavares de Oliveira. Avaliação da interface de um aplicativo computacional através de teste de usabilidade, questionário ergonômico e análise gráfica do design. 2003. 146f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis.
BÉGUIN, Pascal; RABARDEL, Pierre. Concevoir pour les activités instrumentées. Revue d’intelligence artificielle, v. 14, n. 1-2, p. 35-54, 2000. Disponível em: <http://tecfa.unige.ch/tecfa/maltt/cofor-1/textes/beguin_rabardel00.pdf>.
BEZERRA, Pablo Felipe Marte; ARRUDA, Amilton José Vieira de. ANALISE DE INTERFACES VISUAIS APLICADA A AMBIENTES INTERATIVOS: HEINEKEN EXPERIENCE COMO ESTUDO DE CASO. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 1, p. 1464-1475, 2015.
BRUZZI, Demerval Guilarducci. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 2016.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify. 2013
CAVALCANTE, Zedequias Vieira; SILVA, Mauro Luis Siqueira da. A importância da revolução industrial no mundo da tecnologia. In: VII EPCC – ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CESUMAR. Anais.... Maringá: Cesumar, 2011. Disponível em: <http://rgomes.yolasite.com/resources/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20REVOLU%C3%87%C3%83O%20INDUSTRIAL%20NO%20MUNDO%20DA%20TECNOLOGIA.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2019.
ELLWANGER, Cristiane, ANTUNES DA ROCHA, Rudimar, PIERRE DA SILVA, Régio. Design de interação, design experiencial e design thinking: a triangulação da interação humano-computador (IHC). Revista de Ciências da Administração. 2015, 17(43), 26-36. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273543309003>. Acesso em: 10 dez. 2019.
GLODEK, Michael et al. Fusion paradigms in cognitive technical systems for human–computer interaction. Neurocomputing, v. 161, p. 17-37, 2015.
GOMES, Silvane Guimarães Silva; MOTA, João Batista; LEONARDO, Estela da Silva. CEAD 15 ANOS: Reflexões sobre experiências didáticas em EaD. 33. ed. Viçosa: Coordenadoria de Educação Aberta A Distância, 2016. 206 p.
GOMES, Silvane Guimarães Silva; SOARES, Luciano Fialho. Manual do PVANet: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Viçosa: Cead/ufv, s/d. 45 p. Disponível em: <https://www2.cead.ufv.br/tutorialpvanet/estudante/docs/manual-pvanet.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2019.
MARGOLIN, Victor. Getting to know the user. Design studies, v. 18, n. 3, p. 227-236, 1997.
MOURA, Marina Palma de et al. A quarta revolução industrial e os desafios para a indústria e para o desenvolvimento brasileiro. 2018.
SANTANA, Débora Viviane Albuquerque Granja. Análise da usabilidade da Plataforma Brasil: uma abordagem ergonômica. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SCHLEMMER, Eliane; SACCOL, Amarolinda Zanela; GARRIDO, Susane. Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD. REGE Revista de Gestão, v. 14, n. 1, p. 77-91, 2007.
Downloads
Pubblicato
Versioni
- 2020-10-01 (2)
- 2020-10-02 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Thalita Rodrigues Rossi, Tereza Angelica Bartolomeu, Silvane Guimarães Silva Gomes

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.