Carta Editorial | Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais têxteis e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7947Palavras-chave:
teoria e metodologia do design, educação em design, métodos de design digital, materiais têxteis, engenharia de design de produto têxtilResumo
Esta Carta Editorial apresenta o Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais Têxteis e Educação da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, publicado em outubro de 2025. No texto, os organizadores Lais Kohan, Ivis de Aguiar Souza e Júlia Baruque-Ramos contextualizam a importância da integração transdisciplinar entre Design, Engenharia, Educação e Materiais Têxteis para a resolução de problemas complexos da sociedade contemporânea.
O dossiê está organizado em quatro seções principais, que evidenciam uma reflexão articulada entre: 1. Teoria e Metodologia do Design – como base para compreender e organizar processos criativos e projetuais, orientando a prática e o ensino; 2. Educação em Design – que traduz essas metodologias em formas de ensino-aprendizagem transdisciplinares, formando profissionais críticos e capacitados para contextos complexos; 3. Métodos de Design Digital – que atuam como ferramentas potencializadoras, introduzindo tecnologias como IA, modelagem 3D e fabricação aditiva; 4.Materiais Têxteis e Engenharia de Design de Produto Têxtil – onde a integração entre Design, Engenharia e Sustentabilidade materializa-se no desenvolvimento de produtos têxteis inovadores, desde materiais biodegradáveis até estruturas para aplicações em saúde e moda. Juntos, esses eixos demonstram que o Design contemporâneo articula conhecimento, tecnologia, educação e materialidade em resposta aos desafios socioambientais e tecnológicos do nosso tempo.
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Referências
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