Carta Editorial | Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais têxteis e Educação
DOI :
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7947Mots-clés :
teoria e metodologia do design, educação em design, métodos de design digital, materiais têxteis, engenharia de design de produto têxtilRésumé
Esta Carta Editorial apresenta o Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais Têxteis e Educação da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, publicado em outubro de 2025. No texto, os organizadores Lais Kohan, Ivis de Aguiar Souza e Júlia Baruque-Ramos contextualizam a importância da integração transdisciplinar entre Design, Engenharia, Educação e Materiais Têxteis para a resolução de problemas complexos da sociedade contemporânea.
O dossiê está organizado em quatro seções principais, que evidenciam uma reflexão articulada entre: 1. Teoria e Metodologia do Design – como base para compreender e organizar processos criativos e projetuais, orientando a prática e o ensino; 2. Educação em Design – que traduz essas metodologias em formas de ensino-aprendizagem transdisciplinares, formando profissionais críticos e capacitados para contextos complexos; 3. Métodos de Design Digital – que atuam como ferramentas potencializadoras, introduzindo tecnologias como IA, modelagem 3D e fabricação aditiva; 4.Materiais Têxteis e Engenharia de Design de Produto Têxtil – onde a integração entre Design, Engenharia e Sustentabilidade materializa-se no desenvolvimento de produtos têxteis inovadores, desde materiais biodegradáveis até estruturas para aplicações em saúde e moda. Juntos, esses eixos demonstram que o Design contemporâneo articula conhecimento, tecnologia, educação e materialidade em resposta aos desafios socioambientais e tecnológicos do nosso tempo.
Téléchargements
Références
FAN, S.-C.; YU, K.-C.; LIN, K.-Y. A Framework for Implementing an Engineering-Focused STEM Curriculum. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 19, n. 8, p. 1523–1541, 2021.
FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MOREIRA, S.; MARQUES, A. D. The Role of Project-Based Learning in Developing Sustainable Fashion Solutions: Insights from the Eco-Design Challenge PAEE, jun. 2025. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.15916849>
SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3. ed. Cambridge, Massachusetts - England: Massachusetts Institute of Technology - MIT Press, 1916.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lais Kohan, Ivis Aguiar Souza, Júlia Baruque-Ramos 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.