User experience in the process of reformulating the design of a Virtual Learning Environment: a look centered on the perspective of the teacher user

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630432020135

Keywords:

observation of use , work and activity , evaluation of AVA systems , desing

Abstract

The contemporaneity is marked by intense transformations that began in the Industrial
Revolution of England in the 18th century and continues until the present moment, identified
as the Fourth Phase of the Industrial Revolution that is responsible for affecting several characteristics
of the production process. These changes will be responsible for changing the
economic, commercial, social, environmental, technological and educational dimensions. In
this context, we can understand the creation of different platforms within the educational environment.
Thus, in this universe of hyperconnection, we increasingly interact with platforms
that are responsible for helping us organize daily tasks. Faced with all these changes brought
about by the modern world, this work aims to analyze and characterize the interactions and modifications performed by the teacher user in the Virtual Learning Environment (VLE), PVANet.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tereza Angelica Bartolomeu, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1989), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998 e 2002). É Professora (Titular) do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa desde o ano de 1989. Atualmente é Membro do Conselho de Administração da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE); Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na UFV; Membro representante da UFV no Conselho Municipal de Turismo de Viçosa; Membro representante do CCH no Conselho Técnico da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV ( CEAD-UFV), na Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Viçosa (CPPD-UFV), e na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Viçosa (CPA-UFV). Coordena os Laboratórios de Têxteis, de Modelagem e de Produção do Vestuário do Departamento de Economia Doméstica; o Ateliê de Costura do Núcleo de Desenvolvimento Social de Viçosa no CENTEV (NUDESE-CENTEV-UFV) e o projeto de extensão ?Fazendo Arte?. É Líder do grupo de pesquisa do CNPq ?Vestuário no Contexto Socioeconômico e Cultural? e é membro dos grupos de pesquisa do CNPQ: CREC: Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo; PLURAL - Moda e Vestuário; Famílias, Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano e Social e ERGOSAT - Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho. Tem experiência nas áreas de Ensino a Distância e Economia Doméstica, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo; Terceirização; Desenvolvimento de produtos do vestuário, planejamento, produção e conservação; Avaliação, higienização e conservação de materiais têxteis; Hotelaria Hospitalar; Ensino a Distância e TICs na prática docente.

Ivis Aguiar Souza, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Ex-estagiário Bolsista da Coordenadoria de Educação Aberta Distância da UFV.

Silvane Guimarães Silva Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação e Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma Universidade. É professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, vinculada à Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFV; Membro do Conselho de Administração da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE); Tem experiência na EAD; desenvolvimento de projetos e cursos a distância; Disciplinas semipresenciais; Treinamento para tutoria de EAD; Elaboração de conteúdos, materiais didáticos e coordenação de atividades para uso das TICs no ensino. Tem interesse pelos estudos nas seguintes áreas: Metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, Uso das TICs no processo educacional; Aprendizado Baseado em Problema/projeto (ABP); Empreendedorismo; Material didático para EAD; Formação de tutores para EAD, Neurociência aplicada a educação

Thalita Rodrigues Rossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Econima Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em educação Inclusiva em Contextos Escolares - FACED/UFJF. Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais DCS/UFV.

References

BABOSA, Anabela Aparecida Silva; ANDRADE, Fábio Santos; DE CARVALHO, Rafael Nink. Mineração de Dados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Aportes para a Pesquisa em Educação a Distância. Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 1, p. 125-136, 2017.

BARROS, Vanessa Tavares de Oliveira. Avaliação da interface de um aplicativo computacional através de teste de usabilidade, questionário ergonômico e análise gráfica do design. 2003. 146f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis.

BÉGUIN, Pascal; RABARDEL, Pierre. Concevoir pour les activités instrumentées. Revue d’intelligence artificielle, v. 14, n. 1-2, p. 35-54, 2000. Disponível em: <http://tecfa.unige.ch/tecfa/maltt/cofor-1/textes/beguin_rabardel00.pdf>.

BEZERRA, Pablo Felipe Marte; ARRUDA, Amilton José Vieira de. ANALISE DE INTERFACES VISUAIS APLICADA A AMBIENTES INTERATIVOS: HEINEKEN EXPERIENCE COMO ESTUDO DE CASO. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 1, p. 1464-1475, 2015.

BRUZZI, Demerval Guilarducci. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 2016.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify. 2013

CAVALCANTE, Zedequias Vieira; SILVA, Mauro Luis Siqueira da. A importância da revolução industrial no mundo da tecnologia. In: VII EPCC – ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CESUMAR. Anais.... Maringá: Cesumar, 2011. Disponível em: <http://rgomes.yolasite.com/resources/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20REVOLU%C3%87%C3%83O%20INDUSTRIAL%20NO%20MUNDO%20DA%20TECNOLOGIA.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2019.

ELLWANGER, Cristiane, ANTUNES DA ROCHA, Rudimar, PIERRE DA SILVA, Régio. Design de interação, design experiencial e design thinking: a triangulação da interação humano-computador (IHC). Revista de Ciências da Administração. 2015, 17(43), 26-36. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273543309003>. Acesso em: 10 dez. 2019.

GLODEK, Michael et al. Fusion paradigms in cognitive technical systems for human–computer interaction. Neurocomputing, v. 161, p. 17-37, 2015.

GOMES, Silvane Guimarães Silva; MOTA, João Batista; LEONARDO, Estela da Silva. CEAD 15 ANOS: Reflexões sobre experiências didáticas em EaD. 33. ed. Viçosa: Coordenadoria de Educação Aberta A Distância, 2016. 206 p.

GOMES, Silvane Guimarães Silva; SOARES, Luciano Fialho. Manual do PVANet: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Viçosa: Cead/ufv, s/d. 45 p. Disponível em: <https://www2.cead.ufv.br/tutorialpvanet/estudante/docs/manual-pvanet.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2019.

MARGOLIN, Victor. Getting to know the user. Design studies, v. 18, n. 3, p. 227-236, 1997.

MOURA, Marina Palma de et al. A quarta revolução industrial e os desafios para a indústria e para o desenvolvimento brasileiro. 2018.

SANTANA, Débora Viviane Albuquerque Granja. Análise da usabilidade da Plataforma Brasil: uma abordagem ergonômica. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

SCHLEMMER, Eliane; SACCOL, Amarolinda Zanela; GARRIDO, Susane. Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD. REGE Revista de Gestão, v. 14, n. 1, p. 77-91, 2007.

Published

2020-10-02 — Updated on 2020-10-01

Versions

How to Cite

BARTOLOMEU, Tereza Angelica; AGUIAR SOUZA, Ivis; GOMES, Silvane Guimarães Silva; ROSSI, Thalita Rodrigues. User experience in the process of reformulating the design of a Virtual Learning Environment: a look centered on the perspective of the teacher user. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 135–153, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020135. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17544. Acesso em: 21 dec. 2024.