PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO EM INSTITUTOS FEDERAIS

desafios para o exercício da cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641209022025e5674

Palavras-chave:

Educação, Juventude, institutos federais

Resumo

Neste artigo discutem-se os sentidos atribuídos ao processo educativo por jovens estudantes e por docentes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem etnográfica, contando com entrevistas com jovens e grupos focais com professores. Profissionais identificam desafios como a falta de espaços dialógicos e de alinhamento entre identidade institucional e prática de ensino, o que se coadunou com a forte presença, na narrativa de estudantes, da aprendizagem com foco no mercado de trabalho. Explicita-se uma tensão entre leituras neoliberais do processo educativo e a missão institucional de garantia de direitos e cidadania.

Palavras-chave: educação; juventude; institutos federais.

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Biografia do Autor

Milene Mabilde Petracco, PUCRS

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social (PUCRS).

Cristiano Hamann, PUCRS

Psicólogo. Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

Adolfo Pizzinato, UFRGS

Psicólogo. Doutor em Psicologia Social pela Universitat Auònoma de Barcelona.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

MABILDE PETRACCO, Milene; HAMANN, Cristiano; PIZZINATO, Adolfo. PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO EM INSTITUTOS FEDERAIS: desafios para o exercício da cidadania. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.5965/2594641209022025e5674. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/26958. Acesso em: 19 dez. 2025.