Relato de experiência extensionista da XII Feira do Vestibular do Campus de Bragança
DOI:
https://doi.org/10.5965/2594641208012024e1222Palavras-chave:
cursos, ensino superior, extensão universitáriaResumo
A apresentação dos cursos de graduação e a divulgação das ações promovidas pela universidade à sociedade é de grande importância, pois favorece que esses conhecimentos se tornem acessíveis à população e auxilia no processo de decisão daqueles que desejam ingressar no Ensino Superior. Neste relato objetivamos apresentar as experiências vivenciadas na décima segunda edição do projeto de extensão Feira do Vestibular do Campus de Bragança, cujo objetivo principal foi apresentar os cursos de graduação ofertados pelo campus de Bragança, da Universidade Federal do Pará, e dirimir as principais dúvidas dos candidatos às vagas ofertadas nos processos seletivos. As ações foram planejadas e desenvolvidas por meio de videoconferências, em respeito ao protocolo de distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid 19. A metodologia consistiu na realização de bate-papos entre alunos e professores de cada curso e palestra. A programação realizada foi gravada e veiculada através das redes sociais: Facebook, Instagram e You Tube e rádio Educadora FM. As ações foram fundamentais para a socialização de informações e a reflexão sobre a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e profissional, e o papel da universidade e a sua relevância para a sociedade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. V. F.; VILAÇA, M. L. C. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: ARAÚJO, E. V. F.; VILAÇA, M. L. C. (org.). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias: Unigranrio, 2016. p. 17-40.
BARBOSA, J. D. B.; BATISTA, D. L. As mídias sociais na Educação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão, Anais [...]. São Cristóvão: EDUCON, 2011. Disponível em: http://educonse.com.br/2011. Acesso em: 25 jun. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA, P. S. Videoconferência no Contexto da Escola Pública: objetivos, utilização e possibilidades no ensino e na formação de professores. In: GARCIA, P. S. (org.). Videoconferência: Um recurso para os professores das escolas públicas. São Paulo: Plêiade, 2011, p. 15-46.
IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/braganca/pesquisa/23/27652?detalhes=true. Acesso em: 3 maio 2023.
UFPA. Regulamento do Ensino de Graduação, 2013. Disponível em: http://www.proeg.ufpa.br/images/Artigos/Academico/Downloads/Regulamento_de_Graduacao.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.