Relato de experiência extensionista da XII Feira do Vestibular do Campus de Bragança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641208012024e1222

Palavras-chave:

cursos, ensino superior, extensão universitária

Resumo

A apresentação dos cursos de graduação e a divulgação das ações promovidas pela universidade à sociedade é de grande importância, pois favorece que esses conhecimentos se tornem acessíveis à população e auxilia no processo de decisão daqueles que desejam ingressar no Ensino Superior. Neste relato objetivamos apresentar as experiências vivenciadas na décima segunda edição do projeto de extensão Feira do Vestibular do Campus de Bragança, cujo objetivo principal foi apresentar os cursos de graduação ofertados pelo campus de Bragança, da Universidade Federal do Pará, e dirimir as principais dúvidas dos candidatos às vagas ofertadas nos processos seletivos. As ações foram planejadas e desenvolvidas por meio de videoconferências, em respeito ao protocolo de distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid 19. A metodologia consistiu na realização de bate-papos entre alunos e professores de cada curso e palestra. A programação realizada foi gravada e veiculada através das redes sociais: Facebook, Instagram e You Tube e rádio Educadora FM. As ações foram fundamentais para a socialização de informações e a reflexão sobre a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e profissional, e o papel da universidade e a sua relevância para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. V. F.; VILAÇA, M. L. C. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: ARAÚJO, E. V. F.; VILAÇA, M. L. C. (org.). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias: Unigranrio, 2016. p. 17-40.

BARBOSA, J. D. B.; BATISTA, D. L. As mídias sociais na Educação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão, Anais [...]. São Cristóvão: EDUCON, 2011. Disponível em: http://educonse.com.br/2011. Acesso em: 25 jun. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCIA, P. S. Videoconferência no Contexto da Escola Pública: objetivos, utilização e possibilidades no ensino e na formação de professores. In: GARCIA, P. S. (org.). Videoconferência: Um recurso para os professores das escolas públicas. São Paulo: Plêiade, 2011, p. 15-46.

IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/braganca/pesquisa/23/27652?detalhes=true. Acesso em: 3 maio 2023.

UFPA. Regulamento do Ensino de Graduação, 2013. Disponível em: http://www.proeg.ufpa.br/images/Artigos/Academico/Downloads/Regulamento_de_Graduacao.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

ROSÁRIO, Juciany de Lima Soares do; OLIVEIRA, Marcelo do Vale. Relato de experiência extensionista da XII Feira do Vestibular do Campus de Bragança. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/2594641208012024e1222. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23764. Acesso em: 21 nov. 2024.