DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR APÓS O REUNI: ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UFRN
Resumo
Este artigo aborda os principais resultados obtidos por um projeto de pesquisa e extensão aplicado no curso de Engenharia de Produção (UFRN). O artigo objetiva mostrar como essas práticas de ensino possibilitam uma melhoria no processo de aprendizagem, estreitando as relações Universidade-Sociedade. A problemática girava em torno se havia a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino nas IES públicas associando os projetos de pesquisa e de extensão às práticas metodológicas em sala de aula. Tal questionamento justifica-se pela importância que as universidades têm para a sociedade, no tocante à criação e transmissão de conhecimentos. A metodologia do projeto se baseou em diversos momentos de planejamento, implementação e avaliação das mudanças objetivando a melhoria contínua do processo. Ao final, pôde-se concluir que a pesquisa aplicada se mostrou uma ferramenta capaz de aperfeiçoar a metodologia de ensino e facilitar a assimilação dos conhecimentos teóricos obtidos na disciplina. Palavras-Chaves: Pesquisa Aplicada. IES Público. Educação.Downloads
Publicado
2011-12-27
Como Citar
QUEIROZ, J. V.; ARAUJO, M. G. de; QUEIROZ, F. C. B. P.; HÉKIS, H. R.; OLIVEIRA, L. A. B. de. DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR APÓS O REUNI: ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA UFRN. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2198. Acesso em: 15 jan. 2021.
Edição
Seção
Artigos