A prática do plágio nas atividades escolares: um diálogo necessário entre universidade e escolas da educação básica

Autores

  • Christiane Miranda Buthers Universidade do Estado de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641208012024e4963

Palavras-chave:

plágio, papel da escola, leitura, estratégias de ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a respeito da reprodução não autorizada de obras e afins, denominada de plágio, expondo a problemática encontrada quando esse tipo de ação é praticado por alunos nos contextos do ensino básico (do fundamental ao médio) e também do ensino superior. Discorre-se a respeito das motivações, bem como de quais são as consequências que podem advir desse tipo de prática. Outro objetivo deste artigo é apresentar um projeto de extensão que foi desenvolvido com turmas de Ensino Médio de escolas da rede pública no entorno da região de Carangola/MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho engloba a apresentação do tema sob a ótica de variados estudiosos, bem como a exposição do passo a passo seguido no desenvolvimento do projeto de extensão, com a utilização de atividades que colocam o aluno como sujeito da construção do seu conhecimento. Os resultados apontam que são cada vez mais necessários o estudo e a aplicação de práticas de leitura e de pesquisa nas salas de aula da educação básica para que o problema seja, gradativamente, minimizado e não chegue até as salas de aula do ensino superior.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APÓS polêmica do doutorado, Decotelli é suspeito de plágio na tese de mestrado. Jornal Nacional, Rio de Janeiro, 27 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/06/27/apos-polemica-do-doutorado-decotelli-e-suspeito-de-plagio-na-tese-de-mestrado.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2023.

BARBOSA, C. L. B.; MARINHO, D. M.; CARVALHO, L. S. C. O. Debate como

metodologia de ensino para a aprendizagem crítica. In: ALMEIDA, B. T.; CARVALHO, D. A. S. O. (org.). Programa de Residência Pedagógica na Licenciatura em Informática: partilhando possibilidades. Natal: Faculdade Metropolitana Norte Riograndense, 2020. p. 22-32.

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.

BIANCHETTI, L.; ZUIN, A. A. S.; FERRAZ, O. Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrativa e plágio nos tempos da cultura digital. Salvador: Edufba, 2018.

BRASIL. Decreto-lei nº 4.657, de 04 de setembro de 1942. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Brasília, DF: Presidência da república, 1942. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto- Lei/Del4657compilado.htm. Acesso em: 11 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília. DF: Congresso Nacional, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 12 abr. 2023.

DEZ célebres casos de plágio na música. BCC News Brasil, 24 de ago. de 2014. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/08/140822_dezplagios_ebc. Acesso em: 10 abr. 2023.

FERNANDES, E. M. F. Gêneros acadêmicos: práticas de interpretação e produção de textos. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, v. 8, n. 3, p. 23-38, 2016.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

OLIVEIRA, J. G. B. T. Autoria e plágio em trabalhos acadêmicos: políticas e ações de combate a contrafação no contexto universitário. 2016. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

RAMOS, M.; MORAIS, C. As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. e231584, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192694.

SANTOS, C. R. S.; CONCEIÇÃO, A. R.; MOTA, M. D. A. A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino. In: CASTRO, P. A. (org.).

Avaliação: Processos e Políticas. Campina Grande: Realize Eventos, 2020.

SATUR, R. V.; DIAS, G. A.; SILVA, A. M. Direito autoral, plágio e coautoria: questões acadêmicas e éticas. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, Marília, v. 14, n. 1 jan./mar. 2020, p. 57-87.

SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 357-368, 2008.

VEIGA, L. A.; FONSECA, L. R. O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL). Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 22, n. 1, p. 153- 171, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/125843.

VICENTE, N. I.; CORRÊA, E. C. D.; SENA, T. A divulgação científica em redes sociais na internet: proposta de metodologia de análise netnográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANCIB, 2015. p. 1-20.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

BUTHERS, Christiane Miranda. A prática do plágio nas atividades escolares: um diálogo necessário entre universidade e escolas da educação básica. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/2594641208012024e4963. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23747. Acesso em: 1 nov. 2024.