Ressocialização: práticas pedagógicas utilizadas como oportunidade de remição de pena na Penitenciária Estadual de Maringá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120802e0327

Palavras-chave:

humanização, educação, remição de pena, sistema prisional

Resumo

As práticas pedagógicas desenvolvidas nos estabelecimentos penais assumem a função de ressocializar articulando a apropriação dos conhecimentos científicos com a vida social. Desse modo, este artigo pretende analisar quais as práticas pedagógicas utilizadas na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) para remição de pena e as possibilidades dessas práticas para o processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, de cunho exploratório e abordagem qualitativa com procedimento metodológico de análise de conteúdo, apoiados em Bardin (2016). Os resultados demonstraram que a oferta de educação escolar e remição de pena pelo estudo, são formas de garantir os direitos das pessoas privadas de liberdade empenhando-se em combater a vulnerabilidade social dos apenados. No entanto, as práticas pedagógicas desenvolvidas na PEM, intencionam a conscientização e promoção de capacidades que valorizem a individualidade para participação coletiva, promovendo a humanização necessária para o processo de ressocialização.

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Biografia do Autor

Fernanda Cristina de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia, Especialista em Educação Especial, Mestranda em Educação pelo do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

SOUZA, Fernanda Cristina de; MAIO, Eliane Rose. Ressocialização: práticas pedagógicas utilizadas como oportunidade de remição de pena na Penitenciária Estadual de Maringá. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.5965/259464120802e0327. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23417. Acesso em: 22 dez. 2024.