ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE

motivações e concepções dos participantes envolvidos no processo de aprendizagem de língua estrangeira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120901e2642

Palabras clave:

Ação extensionista, Ensino de Língua Inglesa, Terceira idade

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo presentar los resultados de una acción de extensión desarrollada por una institución pública en la región del Alto Vale do Itajaí (SC). La región está marcada por la colonización alemana y, por ello, el “Curso de Inglés Básico para la Madurez”, proyecto de extensión que buscaba ofrecer clases de inglés a personas de 55 años o más, se desarrolló en un escenario sociolingüísticamente complejo. Para la discusión en este texto, se analizan datos de un diario de campo escrito durante las actividades del curso de extensión. Aprender un nuevo idioma, aunque es una experiencia desafiante, proporciona el descubrimiento de nuevas habilidades y destrezas y también demuestra ser un estímulo para el aprendiente. Los datos analizados apuntan a las motivaciones de orientación instrumental e integradora de los participantes. También queda destacado en la interacción con los participantes la forma como su experiencia de estudiante a lo largo de la vida, especialmente en la infancia, marca sus creencias y concepciones sobre el aprendizaje formal de una lengua. Se entiende que el aprendizaje de una lengua extranjera ayuda a los individuos mayores a mantenerse socialmente activos, además de brindar oportunidades de contacto con nuevas culturas y personas.

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Biografía del autor/a

Adriano Mafra, Universidade Federal de Itajubá - Campus Theodomiro Carneiro Santiago

Realizou estágio de Pós-doutorado no Department of Hispanic Languages and Literatures da University of Pittsburgh (2022). Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Doutor em Translation Science pela Universiteit Antwerpen (2015), com período de estágio doutoral no Departamento de Tradutores e Intérpretes da mesma IES (Faculteit Letteren en Wijsbegeerte, Toegepaste Taalkunde/Vertalers Tolken - Universiteit Antwerpen). Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Especialista em Metodologia do Ensino de Línguas: Português, Inglês e Espanhol pela Celer Faculdades/ FACISA (2008) e Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). É membro do Núcleo de Estudo de Processos Criativos (NUPROC/ UFSC). Atualmente é Professor Adjunto (Área: Língua Inglesa) no Instituto de Ciências Puras e Aplicadas da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua como docente credenciado na área de Português Língua Estrangeira (PLE) na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Rede ANDIFES: Idiomas Sem Fronteiras). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa (Língua Adicional e de Acolhimento) e Língua Inglesa; e pesquisas nas áreas dos Estudos Descritivos da Tradução, História da Tradução no Brasil (Século XIX), Orientalismo e Crítica Genética.

Thais de Souza Schlichting, Universidade Regional de Blumenau

Está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB) sob orientação da prof. Dra. Adriana Fischer. É doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Escrita: ensino, práticas, representações, concepções (UNICAMP), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI). Atua como conteudista de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, oralidade, processos de autoria e metodologias ativas na educação superior. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental - anos finais, no Ensino Médio e no Ensino Superior.

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Publicado

2025-07-30

Cómo citar

MAFRA, Adriano; SCHLICHTING, Thais de Souza. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE: motivações e concepções dos participantes envolvidos no processo de aprendizagem de língua estrangeira. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.5965/259464120901e2642. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23591. Acesso em: 5 sep. 2025.