ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE

motivações e concepções dos participantes envolvidos no processo de aprendizagem de língua estrangeira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120901e2642

Keywords:

Ação extensionista, Ensino de Língua Inglesa, Terceira idade

Abstract

This paper aims at presenting some results obtained in an extension project developed within a public institution in the region known as “Alto Vale do Itajaí”, in Santa Catarina. The extension project entitled “Basic English Course for Seniors” aimed at offering English language classes to groups over 55 years old in a region marked by German colonization, that is why it might be considered a complex sociolinguistic scenario. Our discussion is based on field data collected during the activities of the project. Learning a new language, besides being a challenging experience, offers the discovery of new resources and skills and it reveals itself as a stimulus to the learner. The analyzed data indicates the motivations for instrumental and integrative orientation of the participants. Through the interaction among the participants in the classes it was possible to observe that life experiences, especially childhood memories, stand out in their conversation in class. Thus, it might be assumed that the students’ conception and beliefs that personal experiences are part of the language learning process become evident. It is assumed that learning a foreign language will contribute for the elderly to remain socially active, in addition to providing contact with new cultures and new individuals.

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Author Biographies

Adriano Mafra, Universidade Federal de Itajubá - Campus Theodomiro Carneiro Santiago

Realizou estágio de Pós-doutorado no Department of Hispanic Languages and Literatures da University of Pittsburgh (2022). Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Doutor em Translation Science pela Universiteit Antwerpen (2015), com período de estágio doutoral no Departamento de Tradutores e Intérpretes da mesma IES (Faculteit Letteren en Wijsbegeerte, Toegepaste Taalkunde/Vertalers Tolken - Universiteit Antwerpen). Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Especialista em Metodologia do Ensino de Línguas: Português, Inglês e Espanhol pela Celer Faculdades/ FACISA (2008) e Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). É membro do Núcleo de Estudo de Processos Criativos (NUPROC/ UFSC). Atualmente é Professor Adjunto (Área: Língua Inglesa) no Instituto de Ciências Puras e Aplicadas da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua como docente credenciado na área de Português Língua Estrangeira (PLE) na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Rede ANDIFES: Idiomas Sem Fronteiras). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa (Língua Adicional e de Acolhimento) e Língua Inglesa; e pesquisas nas áreas dos Estudos Descritivos da Tradução, História da Tradução no Brasil (Século XIX), Orientalismo e Crítica Genética.

Thais de Souza Schlichting, Universidade Regional de Blumenau

Está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB) sob orientação da prof. Dra. Adriana Fischer. É doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Escrita: ensino, práticas, representações, concepções (UNICAMP), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI). Atua como conteudista de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, oralidade, processos de autoria e metodologias ativas na educação superior. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental - anos finais, no Ensino Médio e no Ensino Superior.

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Published

2025-07-30

How to Cite

MAFRA, Adriano; SCHLICHTING, Thais de Souza. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE: motivações e concepções dos participantes envolvidos no processo de aprendizagem de língua estrangeira. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.5965/259464120901e2642. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23591. Acesso em: 5 sep. 2025.