A ARTE POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS

Autores/as

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande
  • José Alexandre Ferreira da Costa Universidade Federal do Rio Grande
  • Vanessa Silva da Luz Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Rossana Daniela Cordeiro Leiria Universidade Federal do Rio Grande
  • Marília Nunes Dall'Asta Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2251

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar a ação desenvolvida com 37 alunos e 3 professores da educação básica do município do Rio Grande que participaram da oficina de extensão intitulada “Arte e Matemática nas sete peças do Tangram”, que visava à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar, incorporando assim, a leitura de imagem, a análise visual e sensorial através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de conceitos matemáticos, promovendo assim um espaço de reflexão, no qual o compartilhamento de ideias poderá configurar um novo pensar metodológico, além de favorecer as trocas recíprocas de conhecimentos entre a formação inicial e continuada de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande

Tiago Dziekaniak Figueiredo, graduando do curso de Licenciatura em Matamáticada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas; Bolsista de Iniciação Científica do ProgramaObservatório da Educação no projeto intitulado "Saberes docentes em diálogo: contribuições para o processo de formação em rede", realiza pesquisas sobre: formação de professores, metodologias educativas e uso pedagógico das tecnologias digitais na educação. Participa de diversos projetos de pesquisa e de extensão, eventos de iniciação científica, ministra e participa de cursos de formação continuada para professores e das reuniões do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC e do Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica - GEITEC

José Alexandre Ferreira da Costa, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico do curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista de Iniciação Científica PDE – BIC – FURG

Vanessa Silva da Luz, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Rossana Daniela Cordeiro Leiria, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Matemática - Licenciatura e graduanda do curso de Economia Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Marília Nunes Dall'Asta, Universidade Federal do Rio Grande

Marília Nunes Dall’Asta; Graduada em Matemática - Licenciatura e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Publicado

2011-12-27

Cómo citar

FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak; FERREIRA DA COSTA, José Alexandre; DA LUZ, Vanessa Silva; CORDEIRO LEIRIA, Rossana Daniela; DALL’ASTA, Marília Nunes. A ARTE POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2251. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2251. Acesso em: 24 nov. 2024.