UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO MEIO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DE EMERGÊNCIAS: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464122247Palabras clave:
Redes sociais, Educação em saúde, EmergênciaResumen
Este artigo constitui um projeto da Liga de Emergência do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e se baseia no uso de redes sociais como meio de propagar informações relativas a emergências cotidianas para uma população leiga, e na avaliação dessa metodologia a fim de contribuir com a literatura. O artigo tem por objetivo descrever a confecção e avaliação do projeto de extensão “Você sabe o que fazer quando se depara com uma situação de risco?”. O projeto resultou na confecção de banners abordando emergências cotidianas, além da divulgação destes em meios digitais. Com o crescente número de visualizações nas mídias e retorno positivo do público, o projeto cumpre o princípio da extensão universitária de levar informações da universidade à população, bem como permite, através do conhecimento, diminuir desfechos negativos em emergências.Descargas
Citas
FIORUC, B. E.; MOLINA, A. C.; JUNIOR, W. V.; LIMA, S. A. M. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 695-702, set. 2008.
GIGLIO-JACQUEMOT, A. Definições de urgência e emergência: critérios e limitações. In: GIGLIO-JACQUEMOT, A (Org.). Urgências e emergências em saúde: perspectivas de profissionais e usuários. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p. 15-26.
IUAMOTO, L. R.; JUNIOR, M. S. O.; NAKAYAMA, J. T.; SHIOTUKI, R. S. Y.; KATO, J. M.; KUREBAYACHI, R.; SUZUKI, D. H. S.; LEE, A.; MORINAGA, C. V. Extensão Médica Acadêmica: um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para treinamento clínico e humanização do cuidado em saúde de alunos da medicina, nutrição e fisioterapia. Revista de Medicina, São Paulo, v. 91, n. 3, p. 194-197, 2012.
LEMOS, E. F. L.; NISIYAMA, A. L.; FARIAS, I. E. C.; MERCHAN-HAMMAN, E. Educação em saúde: a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros. Participação, Brasília, n.20, p. 35-42, jun. 2012.
PERETZ, P. J.; MATIZ, L. A.; FINDLEY, S.; LIZARDO, M.; EVANS, D.; MCCORD, M. Community health workers as drivers of a successful community-based disease management initiative. American journal of public health, v. 102, n. 8, p. 1443-6, 2012.
PEREZ, M.; MEJIA, M.; FINDLEY, S.; MARTINEZ, J. The impact of Community Health Worker Training and Programs in NYC. Journal of Health Care for the Poor and Underserved, v. 17, n. 1, p. 26-43, 2006.
POLL, M. A.; LUNARDI, V. L.; LUNARDI FILHO, W. D. Atendimento em unidade de emergência: organização e implicações éticas. Acta paulista de enfermagem, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 509-514, 2008 .
PRYBUTOK, G.; RYAN, S. Social media: The Key to Health Information Access for 18- to 30-Year-Old College Students. CIN – Computers Informatics Nursing, v. 33, n. 4, p. 132-141, abr. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.