REPENSANDO A FORMAÇÃO MÉDICA EM CENÁRIOS DE PRÁTICAS: VIVÊNCIAS ACADÊMICAS

Autores

  • Ana Carolina Alvares Lavigne de Lemos Tavares
  • Maria Ferreira Bittencourt
  • Meire Núbia Santos de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v1i1.10930

Resumo

Este projeto de intervenção surge da necessidade de aprofundar a discussão sobre as dificuldades enfrentadas no campo dos cenários de prática do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, com o intuito de fortalecer e consolidar as ações inovadoras do projeto político-pedagógico da referida graduação e propor os ajustes necessários para garantir a sólida qualificação técnica, científica e ética com compromisso social. Foi orientado pela pedagogia da problematização, associado às abordagens humanistas e socioculturais. Nessa perspectiva, os espaços de diálogo foram priorizados, possibilitando aos atores sociais envolvidos expressar suas ideias e concepções nos grupos de trabalho e nas “rodas de conversa”. Apesar das dificuldades encontradas no percurso, foi possível avançar no objetivo geral de refletir o projeto didático-pedagógico norteador do processo de ensino-aprendizagem na formação do profissional médico do curso de Medicina da UESC. Destaca, como resultados importantes, o desenvolvimento da pesquisa avaliativa sobre os módulos de Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC), a criação do Grupo Repensar PIESC; a intensificação da discussão com gestores sobre a integração ensino-serviço e a necessidade de elaboração dos contratos organizativos. Entretanto, permanece como desafio o envolvimento de docentes das diversas áreas do conhecimento para que a intervenção no projeto do curso e a mudança das práticas sejam realmente efetivas. Palavras chaves: formação profissional; educação médica; atenção básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

TAVARES, Ana Carolina Alvares Lavigne de Lemos; BITTENCOURT, Maria Ferreira; SANTANA, Meire Núbia Santos de. REPENSANDO A FORMAÇÃO MÉDICA EM CENÁRIOS DE PRÁTICAS: VIVÊNCIAS ACADÊMICAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 21–35, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v1i1.10930. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/10930. Acesso em: 18 abr. 2024.